O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) divulgou nesta quarta-feira, dia 30 de março, o resultado do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba). O concurso é conhecido entre os estudantes como “Vestibulinho” e oferta 771 vagas em 118 cursos de graduação para ingresso ainda em 2016.
Confira aqui
Do total de vagas ofertadas 54 não receberam inscrições e outras 192 não foram preenchidas. Por isso o Listão de Aprovados do Moba, contém 523 nomes. A Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperpes) se reunirá para definir como as vagas restantes serão reofertadas.
A coordenação do concurso explica que o Moba tradicionalmente condensa as inscrições em cursos específicos. Este ano, dos 5.663 mil estudantes inscritos inicialmente, mais de mil eram candidatos ao curso de Medicina.
“Tivemos cursos em que o número de inscritos era mais baixo do que as vagas ofertadas, cursos em que não recebemos inscrições e cursos em que recebemos muitos candidatos, inclusive em número muito superior ao das vagas disponíveis”, revela Arquimimo Almeida assessor do Ceps.
Para ser considerado aprovado na seleção, os candidatos precisavam obter mais de 40% de aproveitamento na prova objetiva aplicada no último dia 13 de março, o equivalente a certar 16 das 40 questões da prova. “Tivemos muitos candidatos com insuficiência de pontos e que, portanto, não podem ocupar as vagas disponíveis”.
Dois em um
O Moba, na verdade, une dois processos seletivos: o Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin) e o Processo Seletivo à Mobilidade Externa (Mobex). O primeiro oferta 301 vagas a universitários da UFPA que desejam trocar de curso. Já o Mobex disponibiliza 470 vagas para estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se “transferir” para a UFPA ou estudantes que já são formados e desejam voltar para a Universidade.
Ao todo, 5.663 candidatos se inscreveram para participar do concurso, 4.226 participaram da prova objetiva aplicada no último dia 13 de março e 523 deles conquistaram uma vaga. Sendo 182 calouros do Mobin e 341 calouros do Mobex.
A UFPA orienta os candidatos classificados no certame a aguardar a publicação do edital de habilitação, ou seja, de registro na universidade, a ser publicado nos próximos dias na página do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac)
Calouro novamente?
Quem foi aprovado no Moba, a priori, será alocado como calouro do curso para o qual foi classificado, mas os estudantes (agora alunos da UFPA) podem “creditar” as matérias já cursadas no curso de origem, independente de qual curso veio ou para qual vai.
Todavia esse é um recurso à parte e requer que o aluno entre com processo específico no Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac). Cada situação terá ainda de ser analisada pela Faculdade, pois há regras específicas para este procedimento, o qual é condicionado pelo projeto político pedagógico do curso para o qual o estudante foi aprovado.
Alguns estudantes creditam semestres/blocos inteiros; outros, apenas algumas disciplinas e ficam com um número menor de disciplinas em determinados semestres. Há casos em que os estudantes não conseguem creditar disciplinas e cursam integralmente a graduação na UFPA. A avaliação é caso a caso.
(Com informações da UFPA)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar