plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAY THE FORTH BE WITH YOU

Por que o Star Wars Day é celebrado no dia 4 de maio?

Comemoração é um trocadilho com a data quatro de maio em inglês e a célebre frase repetida durante a série: 'May the force be with you' ('Que a força esteja com você').

Imagem ilustrativa da notícia Por que o Star Wars Day é celebrado no dia 4 de maio? camera Reprodução

O 4 de maio pode parecer apenas mais um dia comum na vida de qualquer pessoa, mas não se você é fã da saga Star Wars. A franquia, criada por George Lucas, chegou ao cinema em 1977, mas já virou desenho animado, boneco de ação, jogo eletrônico e, enfim, quase um culto entre os seus adeptos.

A vivência desse mundo de Guerra nas Estrelas é tão grande que os fãs celebram o dia 4 de maio como uma espécie de feriado não oficial. O dia é marcado por celebrações e se você tem perfis em redes sociais, é bem provável que já tenha visto algum amigo comemorando o Dia de Star Wars.

Veja como os fãs de Star Wars estão comemorando 4 de maio na internet - GQ  | Cultura

E por que 4 de maio?

Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a citação fica assim: “May the Force be with you”. Assim, era muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you" — traduzindo: Que o 4 de maio esteja com você.

Apesar da tradução para o português tirar o sentido da frase, é claro que os fãs brasileiro de Star Wars não deixariam de celebrar esta data que surgiu entre os adeptos de Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Hans Solo, Luke Skywalker, Princesa Leia e Darth Vader. Oficialmente, a primeira celebração do 4 de maio como Star Wars Day aconteceu em 2011, por meio de um encontro organizado por fãs da cidade de Toronto, no Canadá. A moda pegou e, desde então, isso vem se repetindo a cada ano.

O apelo da data se tornou tão grande que a própria Lucasfilms — e, agora, a Disney, atual detentora dos direitos sobre a franquia — possui um hotsite especial em sua página apenas com material relacionado ao Dia de Star Wars. Textos, vídeos e fotos ensinam a celebrar a data, seja com a roupa certa ou com a comida ideal. Desde 2013, a Disney realiza uma série de atividades especiais em seus parques durante o Star Wars Day.

Star Wars Day em 2021

Assim como ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social para impedir o avanço da COVID-19, em 2021 a celebração do Star Wars Day ganhou um novo formato. Em vez de eventos presenciais, fãs estão organizando uma convenção virtual que, em grande parte, será realizada no Twitter. A ideia é que a rede de microblogs sirva de palco para o compartilhamento de curiosidades sobre as produções à medida que os fãs assistem aos filmes e os comentam ao vivo com a #Maythe4th.

Onde assistir aos filmes

Como o Star Wars Day em 2020 se tornou um evento online para celebrar e debater os filmes da saga e falar sobre suas curiosidades, é imperativo assistir e reassistir a todos os filmes para participar da festa. Todos os filmes e animações da franquia estão disponíveis no serviço de streaming Disney Plus.

Que a Força esteja com você em mais um 4 de maio!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias