plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LUTO

Pedro Veriano, crítico de cinema, morre aos 88 anos em Belém 

O crítico de cinema, pesquisador e médico, Pedro Veriano, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (06), em Belém (PA).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pedro Veriano, crítico de cinema, morre aos 88 anos em Belém  camera Pedro Veriano manteve, por décadas, o "Cine Bandeirante" ativo na garagem de casa. | Foto: Pedro Veriano/Divulgação

A cultura paraense está de luto com a perda de um dos mais renomados críticos de cinema do estado do Pará que, com uma carreira de colaborações para a sétima arte, deixou o seu legado para Belém (PA).

Pedro Veriano, médico, jornalista, crítico e pesquisador de cinema, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (06). Conhecido como um dos mais antigos críticos de cinema em atividade no Brasil, Veriano estava internado em estado grave em um hospital da capital paraense, onde passou seus últimos dias.

Amante da sétima arte, Pedro Veriano foi um dos principais nomes do cineclubismo na região Norte. Entre 1950 e 1984, exibia filmes e promovia debates sobre cinema na garagem de sua casa, o "Cine Bandeirante".

Conteúdos Relacionados:

Sua contribuição para a arte também inclui a publicação de três livros que exploram a história e a crítica cinematográfica na região: “A Crítica de Cinema em Belém”, “Cinema no Tucupi” e “Fazendo Fitas”. Além de um blog sobre cinema, o "blog do Veriano", disponível na internet.

Veriano também foi colunista de cinema no jornal “A Província do Pará” de 1963 a 2001 e manteve uma coluna no jornal “A Voz de Nazaré”, consolidando-se como uma referência no jornalismo cultural paraense. Além de escrever, ele também produziu curtas-metragens e vídeos, além de ter dirigido a Associação dos Críticos de Cinema do Pará (APCC) por vários anos.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Pelas redes sociais, o cineclube paraense lamentou a morte do crítico de cinema destacando que Veriano sempre será lembrado por sua luta contra a ditadura militar e um ícone de resistência popular. "Figura central do cineclubismo e da crítica no estado, Pedro Veriano será sempre lembrado como um ícone de resistência cultural durante a ditadura militar. O Cineclube Paraense manifesta sua solidariedade e respeito à família de Pedro Veriano, reconhecendo a grande contribuição deixada por ele ao cinema e à cultura local", diz a publicação.

Ainda não há informações sobre o velório de Pedro Veriano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias