Chico Braga é um dos nomes mais conhecidos do Carimbó, ao lado de Mestre Lucindo, Verequete e Cupijó.
Em setembro deste ano, ele completa seis anos de morto. E uma programação irá lembrá-lo.
A partir desta quarta-feira (02), a vila de Algodoal, localizada em Maiandeua, vai receber o projeto Encantarias da Ilha, contemplado pela Lei Aldir Blanc.
A ação envolve oficinas de fotografias, audiovisual, teatro e música.
A proponente deste projeto premiado nasceu no arquipélago e é herdeira do Espaço Cultural Mupéua, Nanachara Fernandes.
No encerramento da programação, no dia 6, será realizado um festival de carimbó gratuito com 8 grupos de carimbó, todos oriundos de Maiandeua.
“O Encantarias da Ilha, surge como uma grande oportunidade de fortalecimento de identidade para a comunidade de Maiandeua. Temos nossa história, nossa cultura e nossa arte. E queremos e podemos mostrá-la pro mundo todo, usando o audiovisual como ferramenta para ampliarmos nossa visão sobre o mundo e sobre nós mesmos”, explica Nana.
O Espaço Cultural Mupéua é um empreendimento familiar que também funciona como uma dinâmica galeria de arte, atraindo espontaneamente artistas visuais para ocupar seus ambientes.
Por este espaço, já passaram inúmeros artistas, viajantes do mundo, que compartilham trabalhos e obras num diálogo com as paisagens naturais e humanas da vila de Algodoal, em Maiandeua.
A ocupação do Espaço Cultural pela mostra visual “Encantarias da Ilha” foi idealizado pelo grupo de artistas visitantes Pierre Azevedo, Cris Salgado, Uirandê Gomes, Roberta Brandão com a proponente Nananchara.
A exposição já ocorreu em outros anos e agora chega na ilha para ser exibida para seu público originário. “Mais uma edição da Exposição Encantarias da Ilha, finalmente estamos conseguindo levar para Maiandeua algo que pertence aquele local, àquelas pessoas. É uma parceria com a família Mupéua que nos convidou a finalmente realizar este retorno Fundamental. Além disso, poderemos realizar uma troca de saberes e experiências na produção artística visual, propondo a difusão da arte contemporânea, com o uso de recursos imagéticos que fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano, e que nos ajudam a registrar nossos momentos mais importantes”, explica Pierre.
Durante três dias, haverá oficinas de fotografia na comunidade, roda de conversa com os empreendedores culturais Cleiton Teixeira (Doçura) e Elza e o fotógrafo maiandeunse Sávio Lima. Além dos fotógrafos viajantes, os oficineiros e Sávio Limas também estarão expondo. Também haverá a contação de história "Sereia de todo mundo" com Roberta Brandão, dirigida por Mauricio Francco.
SERVIÇO
Exposição Encantarias da ilha
Quando:. de 02 ao dia 06/09
Local: Pousada e Espaço Cultural Mupeua (Algodoal APA- Maiandeua)
Programação
02/09
16h
Credenciamento p/ Oficina
17h
Apresentação Teatral "Encanto da Sereia", Roberta Brandão com Direção de Maurício Franco______
03/07
Oficina Educativa de Fotografia e Vídeo
09h
Preparação de corpo e apresentação
10h
Identidade, Memória e Tradição: O patrimônio de quem faz
14h
Princípios Básicos de Fotografia e Vídeo
20h
Cine Mupéua
04/09
10h
Roda de Conversa: Vivências na Ilha
Convidados: Mestre Menezes, Elza Fernandes, Cleiton Teixeira e Sávio Lima
14h
Saída Fotográfica
20h
Cine Mupéua
05/09
10h
Recepção das Imagens
14h
Apresentação das Imagens e Montagem da Exposição
20h
Cine Mupéua
06/09
10h
Exposição Encantarias da Ilha + Resultados da Oficina
20h
Festival de Carimbó de Maiandeua
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar