Há 22 anos, na madrugada do dia 10 de maio de 1999, a Rede Manchete encerrava oficialmente as suas transmissões. O canal marcou a história da televisão brasileira e até hoje é lembrado pelos fãs saudosos. A emissora produziu grandes novelas como “Pantanal”, “Ana Raio e Zé Trovão” e “Xica da Silva”, além do programa infantil “Clube da Criança” e dos desenhos animados, como "Jaspion" e “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
Naquele 10 de maio, a vinheta de explosão espacial com o M dourado era exibida pela última vez. A emissora foi vendida para os empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, que assumiram as concessões da Manchete e mudaram o nome para TV!, uma emissora de transição, até se chamar RedeTV!, o que ocorreu em novembro de 1999.
Com a notícia de que a emissora foi comprada e poderá voltar ao ar, lembramos alguns programas inesquecíveis que marcaram a memória de milhões de brasileiros:
"Clube da Criança"
Programa infantil que marcou a estreia da então modelo Xuxa na TV, a atração foi foi exibida até 1998, com alguns intervalos, contando também com as apresentadoras Angélica, Milla Christie, ex-Miss Patrícia Nogueira e Debby.
Xuxa como apresentadora do Clube da Criança Foto: Arquivo/Reprodução
O programa também marcou a estreia de Angélica como apresentadora infantil Foto: Roberto Faustino / Agência O Globo - Negativo
"Pantanal"
Exibida originalmente de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, em 216 capítulos, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim. A personagem Juma (Cristiana Oliveira), que se transformava em onça-pintada, marcou a novela. O folhetim é um maiores sucessos da televisão brasileira.
Marcos Winter e Cristiana Oliveira em uma cena da novela Foto: Divulgação
"Xica da Silva"
Novela em que Taís Araújo explodiu nacionalmente interpretando a personagem-título. Com forte retratação histórica e apelo erótico, "Xica da Silva" se consolidou como uma trama que retratou um Brasil cruel e impiedoso. Foi ao ar entre 17 de setembro de 1996 e 11 de agosto de 1997.
Novela foi um grande sucesso na década de 90 Foto: Divulgação
"Documento Especial: Televisão Verdade"
O programa ficou no ar durante quase quatro anos, de 1989 a 1992. A ideia consistia em uma reportagem com cerca de 30 minutos sobre um assunto da atualidade. No entanto, diferentemente de programas similares, como o "Globo Repórter", por exemplo, ele não economizava nas cenas fortes e nas abordagens polêmicas.
Jornalismo com cenas fortes e abordagens polêmicas Foto: Reprodução
"Cavaleiros do Zodíaco"
O desenho japonês que havia feito sucesso no Japão na década de 80, e que estava ganhando fãs na Europa, foi exibido pela primeira vez em 1º de setembro de 1994. Até hoje, mais de 20 anos após, os fãs de animes ainda lembram dos episódios.
Cavaleiros do Zodíaco foi um grande sucesso Foto: Divulgação
"Jaspion"
A série foi transmitida a partir de fevereiro de 1988 juntamente com "Changeman", que chegavam no programa "Clube da Criança", comandado por Angélica. No auge, "Jaspion" obteve os maiores índices de audiência da história da emissora.
Série registrou altos índices de audiência Foto: Reprodução da internet
Transmissão do carnaval carioca de 84
Em 1984, com menos de um ano de existência, a TV Manchete conseguiu os direitos exclusivos de transmissão dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, que pela primeira vez estava sendo realizado no Sambódromo. Naqueles dias, a emissora foi sintonizada por cerca de 70% dos televisores da cidade, segundo os números da época.
Desfiles de 84 foram os primeiros no Sambódromo Foto: Antonio Nery/Agência O Globo
"A história de Ana Raio e Zé Trovão"
Exibida originalmente entre 12 de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991. Com muitos rodeios e músicas sertanejas, as tramas da novela foram surgindo ao longo das estradas brasileiras. Foi protagonizada por Ingra Liberato e Almir Satter, cujos personagens viveram uma história de amor entre feiras e viagens pelo Brasil.
Novela tinha uma temática rural Foto: Irineu Barreto/Divulgação
"Dona Beija"
A trajetória de Ana Jacinta de São José, nascida na cidade mineira de Araxá, no século 18, foi o enredo da novela "Dona Beija". A atriz Maitê Proença, que interpretou a personagem principal, estampou a capa da edição brasileira da revista Playboy, de fevereiro de 1987.
O folhetim, no ar em 1986, foi escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, teve 89 capítulos e trilha sonora de Wagner Tiso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar