plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EXPOSIÇÃO

Mostras provocam debates sobre questões atuais

Em cartaz, exposições reúnem artistas e obras que discutem temas sociaisbrasileiros.

Imagem ilustrativa da notícia Mostras provocam debates sobre questões atuais camera A mostra que faz parte do 12º Diário Contemporâneo de Fotografia traz um apanhado de obras que discutem temas sociais. | Duda Santana /Divulgação

A mostra “Desejos Pessoais, Pulsões Coletivas”, fica em cartaz no Museu Casa das Onze Janelas até o próximo domingo (14/11). A mostra que faz parte do 12º Diário Contemporâneo de Fotografia traz um apanhado de obras que discutem temas sociais tão caros aos brasileiros, como uma forma de convocar a todos para que se discuta sobre a política em nosso país. A escolha por esse viés, de acordo com o curador convidado Alexandre Sequeira, foi uma forma de promover diálogos por meio da arte.

“É um convite para que o público se aproprie desse material e consiga também propor uma série de outras questões porque o que está posto não se esgota na mostra, é apenas um exercício e também uma escolha, uma eleição de alguns pontos de discussão, mas que se abrem. O simples fato de uma obra se encontrar com outra, ela já propõe uma nova interface e, assim, a mostra se desdobra em muitas possibilidades de interpretação, estudo e análise”, defende Sequeira.

Com trabalhos de artistas que integram a Coleção DCF – instituída em 2016 como forma de potencializar a fotografia contemporânea brasileira em Belém – e convidados, a exposição coloca questões que são suscitadas por uma equipe de mediadores que está disponível no espaço expositivo para sugerir caminhos na interpretação do diálogo das obras. Alexandre acredita também que a edição deste ano é um convite à pesquisa científica, para os mais diversos campos de estudo.

“A gente percebe que essa coleção poderia estar sendo estudada, analisada por muitos alunos, pelas universidades, pelos cursos de arte que nós temos aqui”, indica o curador convidado. Da Coleção DCF integram Ana Lira (PE), Daniela Alves e Rafael Andorjan (RJ), Diego Bresani (DF), Geraldo Ramos (PA), Julia Milward (RJ), Marcílio Costa (PA), Mateus Sá (PE), Paula Sampaio (MG/PA), Péricles Mendes (PA), Randolpho Lamonier (MG) e Rodrigo José (PA).

Daniela Alves e Rafael Andorjan /Divulgação
📷 Daniela Alves e Rafael Andorjan /Divulgação |Nilmar Lage/Divulgação

De artistas convidados a exposição apresenta Alex Oliveira (BA), Ana Mendes (RS/MA), Beatriz Paiva (PA), David de Jesus (MG), Erick Peres (RS), Gabriela Massote (RJ), João Roberto Ripper (RJ), Keyla Sobral (PA), Lau Baldo (RS), Marcela Bonfim (RO), Nilmar Lage (MG), Paulo D’Alessandro (SP) , Ramon Reis (PA), Roberto Bassul (RJ), Rochelle Costi (RS/SP), Sara não tem nome (MG), Ubiratan Suruí (MS/RO), Victor Galvão (MG/SP), Wilka Sales (PA/MA) e Yuri Juatama (CE).

MUSEU DA UFPA

Para compor uma conexão com a mostra da Casa das Onze Janelas, também está aberta à visitação até 28/11 a mostra “Pulsões”, com curadoria de Mariano Klautau Filho – também coordenador geral do Diário Contemporâneo de Fotografia. São obras de sete artistas da Coleção DCF e de dez artistas convidados que remetem à ideia central proposta pelo curador convidado, com a consideração das conversas poéticas entre as obras.

“Como parte do mecanismo conceitual proposto por Sequeira para a edição, como curador geral do projeto, estendi ao Museu da UFPA a experiência do diálogo entre poéticas e apresentei a mostra “Pulsões”, ampliando assim o mote central e a discussão sobre museus, acervos e as representatividades que estão em jogo na produção e difusão dos artistas nos projetos de arte contemporânea no Brasil”, explica Mariano Klautau Filho.

Mostras provocam debates sobre questões atuais
📷 |Daniela Alves e Rafael Andorjan/Divulgação

Da coleção do Prêmio, compõem a mostra “Pulsões” obras de Ana Mokarzel (PA), Coletivo Garapa (SP), Flavya Mutran (PA/RS), Hirosuke Kitamura (JP/BA), Jorane Castro (PA), Renan Teles (SP) e Tom Lisboa (PR). Dos artistas convidados, estão trabalhos de Denise Gadelha (PA/SP); Betania B (PA); Duda Santana (PA); Victor Galvão (RJ), Laiza Ferreira (PA/RN), Melissa Barbery (PA), Patrícia Teles (RJ), Paulo Mendel (RJ/SP) & Vi Grunvald (PA/RS), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE).

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

Serviço

Mostra Desejos pessoais, pulsões coletivas – Quando as imagens tomam posição

Curadoria de Alexandre Sequeira

Museu Casa das 11 Janelas – R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha

Visitação até 14/11/2021de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita às terças-feiras e aos domingos 1kg de alimento não perecível por 4 ingressos. Demais dias: R$ 4, com gratuidade a estudantes, professores, pessoas portadoras de deficiência e crianças até 12 anos

Mostra Pulsões

Curadoria de Mariano Klautau Filho

Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)

Visitação até 28/11/2021de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h

Entrada gratuita

Nav

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias