Será realizada nesta quinta-feira, 09, a última edição do ano do Sarau Ver-o-Verso, um evento regado a poesia, literatura, música e outras expressões artísticas, promovendo um grande encontro de apaixonados pela arte das palavras. O evento ocorre na Casa do Fauno, a partir das 19h, e contará com poetas convidados, produção de poesias autorais, recitação e muito mais.
O projeto surgiu com a proposta de promover a arte em diversos âmbitos, como a poesia, literatura, música, dança e muitos outros. Um dos grandes diferenciais do evento é o microfone aberto, que abre possibilidades para que qualquer pessoa presente possa apresentar sua produção autoral ou mesmo seus sentimentos através da arte. O encontro de poetas e autores regionais também é uma excelente oportunidade para a confraternização dos escritores com admiradores da literatura, em um momento de valorização da produção literária local.
Um local de encontro para artistas, admiradores e novos talentos da literatura
A curadora do evento, Cindy Hage, professora de literatura e redação, conta que o Sarau Ver-o-Verso foi um projeto idealizado com seu primo, Matheus Pantoja, após observarem a cena cultural no Rio de Janeiro, com eventos de recitação de poesia e outras efervescências culturais. A partir deste momento, ambos perceberam como esse tipo de evento ainda não era comum em Belém e viram uma oportunidade para promover esse encontro de artistas locais e admiradores da literatura.
“Para mim o que mais chamou atenção foi perceber como as pessoas aguçam seus talentos ali, gente que nunca tinha recitado e passava a recitar, pessoas que nunca tinham escrito nada passando a publicar livros a partir daquela experiência, então foi a partir dessa visão que idealizamos o Sarau Ver-o-Verso.”
Para a professora, o evento é importante para contribuir com a visibilidade de artistas locais, levando sua arte para novos públicos, incitando assim os dons dos leitores e apreciadores de poesia, literatura e cultura de forma geral. “Muitos artistas já foram descobertos no próprio sarau, por isso, além de divulgar arte, nosso objetivo é fazer com que outras pessoas também agucem seu senso e seu amor pela escrita”, pontua.
Realizado na Casa do Fauno, o Sarau Ver-o-Verso tem como proposta criar um ambiente propício para que o público presente sinta-se encorajado a participar e compartilhar sua produção. O local estimula a atmosfera criativa, o acolhimento e a liberdade, além de ser um espaço de respeito às minorias e apoio às lutas sociais.
“Eu desejo que o Sarau Ver-o-Verso possa levar a nossa arte das cidades das mangueiras para o mundo, para que nossos artistas sejam premiados dentro e fora do Brasil. Que nós consigamos trazer muito mais a juventude, para que possam explorar os seus talentos, apresentar suas produções de alta qualidade e que então nossa arte e cultura, por vezes tão menosprezada, possa chegar às grandes bibliotecas”, afirma a curadora, Cindy Hage.
Serviço
Sarau Ver-o-Verso
Data: 09/12
Horário: a partir das 19h
Local: Casa do Fauno (Rua Aristides Lobo, 1061 - Reduto, Belém)
Entrada Gratuita
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar