plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ARTE

Cultura jurunense nos muros do bairro

Projeto “Igarapé da Paz” leva arte aos muros do Jurunas lembrando tradições e personalidades do bairro

Imagem ilustrativa da notícia Cultura jurunense nos muros do bairro camera Cultura jurunense nos muros | Foto: Divulgação

Registrar e valorizar as histórias do bairro do Jurunas, através do muralismo - pintura dos muros das casas, escolas, centros comunitários e outros estabelecimentos que fazem parte do bairro -, é o que propõe o projeto sociocultural “Igarapé da Paz”, selecionado no edital Preamar da Paz 2021, que está em andamento.

Inédito, Preamar da Leitura vai reforçar acervos municipais

“Vários artistas foram convidados para registrar nos muros pinturas com temas e acontecimentos importantes que fizeram parte do bairro, como as brincadeiras de rua, o carnaval, as tribos indígenas que deram nome às ruas e outras atividades”, explica Cláudio Fly, produtor cultural do projeto.

Entre os artistas que estão trabalhando nas pinturas, estão Bárbara Savanah, Igor Oliveira, Ordep, Rodrigo Leão, Dannoelly Cardoso e Santo. O projeto conta também com artistas parceiros de outros segmentos culturais que fazem parte do bairro do Jurunas como Lohanzinho, Samuka, Richard, Caju e Maurício

Muralismo -pintura dos muros das casas, escolas, centros comunitários e outros estabelecimentos que fazem parte do bairro
📷 Muralismo -pintura dos muros das casas, escolas, centros comunitários e outros estabelecimentos que fazem parte do bairro |Foto: Reprodução

Museu do Marajó garante salvaguarda da cultura marajoara

“O projeto está sendo realizado deste o final de 2021 e irá se estender até o final deste mês de fevereiro com a pintura de 20 muros no bairro. A atividade está distribuída na pintura dos muros individuais de cada artista, com temas que resgatam a valorização histórica do bairro e posteriormente haverá a pintura de dois muros coletivos, com diversas artes, e a pintura dos guarda-corpos, calçadas e postes, onde os moradores também irão interagir, pintando”, conta Cláudio.

O “Igarapé da Paz” tem como contrapartida atividades socioculturais para a comunidade, oficinas de iniciação artística e palestras sobre o surgimento do bairro do Jurunas.

“O projeto também tem como fundamento a importância histórica do Jurunas, a sua criação através do igarapé, onde hoje se encontra o canal da Quintino, as tribos indígenas que deram nome às ruas e as personalidades que fizeram parte significativa da história desta localidade, como a professora Marluce Pacheco”, diz Cláudio.

O Centro Cultural Gueto Hub, que mantém uma biblioteca comunitária no bairro, é um dos realizadores do projeto, juntamente com o Instituto Difusão Cultural e a Associação Mocambo. No final do mês, os realizadores farão uma apresentação para a comunidade dos trabalhos executados, com direito a show musical de artistas do Jurunas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias