plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GRATUITO

Igreja de Santo Alexandre recebe “Domingo da Acessibilidade”

O "2º Domingo da Acessibilidade e Inclusão" contará com uma atividade na Sala dos Sentidos, localizada na Sacristia da Igreja de Santo Alexandre, com visita guiada.

Imagem ilustrativa da notícia Igreja de Santo Alexandre recebe “Domingo da Acessibilidade” camera As Pessoas com Deficiência (PcD) participaram de uma visita guiada, no qual tocam em algumas peças selecionadas do acervo. | MARIO QUADROS / ASCOM SECULT

O Projeto Domingo da Acessibilidade e Inclusão é realizado sempre no segundo domingo do mês e busca tornar os museus do Estado espaços cada vez mais inclusivos.

Durante a programação, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história dos museus, assim como da arquitetura do espaço, através de uma visita guiada.

O domingo (08), dia em que será celebrado o Dia das Mães, marcará o retorno de um dos projetos mais importantes realizados nos museus do Estado: o 2º Domingo da Acessibilidade e Inclusão, uma ação gratuita do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).

A iniciativa ocorre das 9h às 17h, e contará com uma atividade educativa na Sala dos Sentidos, localizada na Sacristia da Igreja de Santo Alexandre, com visita guiada por profissionais da área da audiodescrição e educadores do SIMM.

O retorno da programação se baseia no cumprimento da Portaria Nº 051, de 5 de janeiro de 2020, que visa promover os museus como espaços mais inclusivos. Na Sala dos Sentidos, as Pessoas com Deficiência (PcDs) terão acesso a parte do acervo dos museus do SIMM/SECULT, com peças sacras, arqueológicos, arte contemporânea e materiais etnográficos de origem europeia, amazônica e indígenas.

De acordo com o coordenador de Educação e Extensão do SIMM, Raimundo Calandrino, o objetivo é tornar o momento uma experiência de ampla percepção dos sentidos, direcionada a esse público específico.

“Com o retorno da Sala dos Sentidos, está sendo realizado um trabalho de formação continuada com os técnicos/educadores com uma profissional da área da acessibilidade e inclusão, reformulando suas práticas de atendimento e produzindo conteúdos e materiais didáticos, com intuito de tornar os museus cada vez mais acessíveis, conforme o decreto do Governo do Estado”, destacou.

“A inclusão é um tema muito importante para a Secult e para o Governo do Estado. Por isso, o Domingo da Acessibilidade visa garantir que todas as pessoas possam a ter acesso aos espaços museais. A cultura é um direito de todos e nossa missão é criar possibilidades para que as pessoas com deficiência tenham contato direto com os acervos. Todos aqueles que puderem estar presentes estão convidados a estarem conosco e ter a possibilidade de viver a experiência de visitar os nossos museus”, disse o secretário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias