A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), está com as inscrições abertas para o Edital “Arraial da Nossa Gente”, tradicional evento junino que retorna após 2 anos por conta da pandemia. Serão 15 dias de programação, de 15 a 30 de junho, na Praça Maestro Waldemar Henrique, que estava sem receber os espetáculos há quase 10 anos. As inscrições para quadrilhas e misses seguem até o dia 1º de junho, no site oficial da Fumbel.
Arraiá do DOL: playlist para entrar no clima das festas juninas
Os grupos podem se inscrever para os concursos de Quadrilhas Juninas nas categorias Juvenil e Adulto, e de Misses Juninas nas modalidades “Caipira”, “Simpatia”, “Negritude” e “LGBTQIA+”. Este ano, o evento traz de volta as apresentações de grupos de quadrilhas e parafolclóricos, toadas, grupos de carimbó, grupos de boi-bumbá, misses e cordões de pássaros juninos.
De acordo com Michel Pinho, presidente da Fundação, a expectativa é que até 40 quadrilhas e demais grupos do segmento sejam credenciados para serem exibidas, além das premiações de misses em diversas categorias. “Todas as quadrilhas constituídas podem se inscrever, assim como as misses devem se credenciar dentro de suas características, como negritude, LGBTQIA+, e outras”, explica.
Para o gestor, a expectativa “é que seja o maior arraial possível”. “A gente tem feito ações nas ruas e sempre dá muita gente, é muito forte. Agora, nosso grande diferencial é o tamanho dele, que será de 15 dias, com programação todos os dias. Acredito que teremos um recorde de público”, aposta Pinho.
Ele afirma ainda que a Prefeitura de Belém investirá em torno de R$ 1,7 milhão no evento, abrangendo todo o processo, desde estrutura do espaço, concursos “e tudo que envolve o arraial”. A programação oficial ainda não foi divulgada. Por isso, o presidente da Fumbel orienta que a população acompanhe as redes sociais da Fundação para ter conhecimento do projeto “que trará de volta a cultura popular para o espaço da cidade”.
Mesmo antes da confirmação do evento, o grupo de quadrilha “Pipocando Junino do bairro da Terra Firme” se preparava para retomar as apresentações presenciais oficialmente. Os ensaios começaram em janeiro e os figurinos já estão em fase de acabamento. Serão 14 pares que devem se apresentar, tendo a inscrição garantida desde ontem (26).
“A expectativa está muito grande, pois foram dois anos parados, e com esse retorno o coração está a mil”, comenta Daniele Miranda, presidente do grupo, que já existe há sete anos e que vai se apresentar pela primeira vez na Praça Waldemar Henrique, já que quando foi formado, o espaço já não era palco do evento.
Segundo ela, o grupo reúne moradores dos bairros da Terra Firme e Jurunas, em Belém, além da Cidade Nova, em Ananindeua, e também se apresenta em outros eventos juninos no estado, como em Castanhal e Bragança. Os integrantes do grupo foram convocados para iniciarem os preparativos ainda no mês de janeiro, passando a ensaiar durante as noites, no bairro do Guamá. “O coração dizia que teria o arraial”, lembra Daniele, expressando uma ansiedade que existia entre todos os grupos.
O grupo possui 45 pessoas, mas 14 pares devem se apresentar na programação de Belém. “Nosso tema é a ‘Fogueira de São João Surge Novamente’. Vamos levar brincantes, marcador e três misses. E no traje, vamos levar a fé, luto, amor e esperança, fazendo uma menção à pandemia”, conta Daniele. “A emoção toma conta. E é importante a gente participar desse concurso, além de outros, para ganhar reconhecimento”, reforça a presidente.
Como participar
Edital “Arraial da Nossa Gente”
Inscrições: até o dia 1º de junho
Onde: fumbel.belem.pa.gov.br/ editais/arraial-da-nossa-gente-2/
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar