plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
É DIA DELE!

Como Santo Antônio se tornou popular

De intelectual a casamenteiro: A devoção no padroeiro é cercada de folclore e tradições

Imagem ilustrativa da notícia Como Santo Antônio se tornou popular camera Santo Antônio teve a canonização mais rápida da história da Igreja Católica | ( Reprodução )

Católicos no mundo todo celebram, nesta segunda-feira (13), o Dia de Santo Antônio, um dos mais populares da Igreja. Em Belém, missas serão realizadas em diversas paróquias para encerrar a "trezena" - os 13 dias de orações e celebrações dedicadas ao padroeiro. Além de “casamenteiro”, Santo Antônio também é conhecido por ter trabalhado a partilha e a generosidade, distribuindo pães aos pobres e transmitindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

O gesto dele é repetido até hoje por seus devotos que, costumam pagar as promessas feitas à ele distribuindo pão para pessoas que passam por necessidades. Durante a manhã, a distribuição e entrega de pães foi realizada na Igreja dos Capuchinhos, no bairro de São Brás, em Belém. À noite haverá uma procissão luminosa.

A devoção ao santo ganhou também características culturais que se entrelaçam a simpatias, folclore e tradições populares. A mais conhecida talvez seja o gesto de colocar uma imagem do padroeiro de cabeça para baixo na noite do dia 12 de junho para o dia 13. Isto atrai, segundo os fieis, casamento.

Nasceu em Portugal. O ano exato ainda é motivo de incertezas para estudiosos. Uns defendem que o nascimento dele foi no ano de 1195, outros em 1188. Ele faleceu em 13 de junho de 1231, na Itália. Em alguns lugares é denominado de Santo Antônio de Lisboa, por ter nascido em Portugal. Já em outros lugares, Santo Antônio de Pádua, por ter morrido em Pádua, na Itália.

Arraial do Pavulagem volta com força total após dois anos

Para a historiografia, ele foi um homem notável do seu tempo: intelectual, o frade circulou por parte considerável da Europa do século 13 e ajudou a consolidar o papel dos franciscanos.

Como Santo Antônio se tornou popular e ganhou a fama de "casamenteiro"?

O curioso sobre a história do religioso é que nenhum documento que serviu para justificar a canonização atribui a intercessão para que alguém conseguisse casamento. No total, foram 53 milagres atribuídos a sua intercessão. A maioria relacionada a problemas de saúde, de paralisias a surdez, passando pela fantástica história de uma menina que teria morrido afogada e voltado a viver.

Existem três linhas de estudos que podem indicar a fama de casamenteiro de Santo Antônio. A primeira é que, ainda em vida, ele teria sido um grande opositor dos casamentos combinados por interesse entre famílias, o que ele chamava de mercantilização do sacramento. Defendia que os casais fossem formados por amor.

A outra versão, com contornos de lenda, diz que Antônio teria desviado, certa vez, donativos recebidos pela Igreja para ajudar uma moça a conseguir dinheiro suficiente para o dote que era necessário ao seu casamento.

Anajás: Helder anuncia prisão de suspeitos de matar menina

Uma terceira versão aponta para uma jovem pobre que queria se casar e rezou para o santo. "Dizem que um dos primeiros milagres dele foi na vida de uma jovem que estava sem dinheiro para se casar. Ela rezou para Santo Antônio e uma estátua dele teria lhe dado um bilhete, no qual estava escrito que era para levar o recado ao comerciante da cidade, que daria a ela, em moedas de prata, o peso do papel", conta Leandro Faria de Souza, doutor em ciência da religião pela PUC-SP.

Festas juninas

Quanto as festas juninas, a tradição surgiu na Europa no século XIV. No Brasil, os costumes de homenagear os santos do mês de junho foram trazidos pelos portugueses e readaptados com a inserção de valores de negros e indígenas, como o boi-bumbá, a utilização da mandioca para a composição de pratos típicos e algumas danças.

Vídeo: sucuri é flagrada dormindo em árvore de Mosqueiro

A tradição das fogueiras também foi trazida do continente europeu e representava o aviso a Maria do nascimento de João, filho de sua prima Isabel. Os fogos de artifício, por sua vez, representam para alguns o despertar de João. Em Portugal, o uso das bombas e rojões serve para espantar os maus espíritos.

Foi reconhecido como um dos grandes teólogos da história da Igreja Católica e recebeu o título de doutor da Igreja em 1946, pelo papa Pio 12.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias