plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TEATRO

“Errática” tem apresentação única no Margarida Schivasappa

Com direção criativa de Adriano Barroso e texto de Samia Oliveira, a performance acontece a poucos dias do Teatro paralisar a programação para uma reforma.

Imagem ilustrativa da notícia “Errática” tem apresentação única no Margarida Schivasappa camera Ingrid Bittencourt

Você consegue se imaginar precisando de um novo lugar para chamar de lar? Essa jornada é o tema de uma performance teatral que acontece em um momento especial. Pouco antes de fechar para reforma, o Teatro Margarida Schivasappa recebe às 20h do dia 25/08 a apresentação única do espetáculo “Errática”, que tem direção artística e concepção cenográfica de Adriano Barroso e texto e atuação da atriz Samia Oliveira.

A peça tem uma abordagem intimista e gira em torno da questão do desterramento, inspirando-se em situações vividas por povos da Amazônia que precisaram deixar suas casas para trás e procurar um novo lugar para chamar de lar. Errática é sobre uma mulher desterrada da sua casa, que perde sua casa em um acordo forçado pelo governo. Ela se muda para a cidade, tenta se adaptar e não consegue. Ao voltar para o interior, já não encontra mais nada. A trama vai sendo revelada ao longo da peça a partir desse momento.

Samia diz que o nome da peça ajuda a entender seu desenvolvimento. “Pesquisando palavras, descobri que ‘errática’ é um termo da geologia usado para classificar blocos de rocha que se desprendem de suas origens e vão parar em outras paisagens, isoladas de suas origens. Ocupando paisagens que não ‘combinam’ com elas. Isso ajudou a construir a peça - a definir seu ponto de partida, seu caminho e sua conclusão”, conta a autora do texto e atriz protagonista do espetáculo.

Feito uma rocha errática, a personagem é colocada em um lugar estranho e experimenta essa sensação de não-pertencimento. E, feito a uma pessoa errática, ela caminha por muito tempo sem direção até decidir se fincar de novo em uma terra. “Essa história é inspirada em uma reportagem que o Adriano Barroso me apresentou sobre um casal que perdeu a casa para barreira na construção de Belo Monte”, revela.

Adriano Barroso diz que “Belo Monte é uma ferida bem aberta para o nosso povo da Amazônia. Um impacto sócio-ambiental e um drama para o qual a sociedade ainda fecha os olhos. Famílias inteiras foram desterradas, obrigadas a viver fora de seu habitat. Jogadas em grandes centros sem levarem em consideração suas profissões ou suas vocações. Levar esse tema para o palco, é importante para jogar luz no drama dessa gente. Falamos de uma mulher em momento limite. O ar lhe falta, quando, sufocada, decide dar o seu grito de vida”, comenta o diretor criativo de “Errática”.

Ele também comenta a maneira que conduz um espetáculo. “Trabalho com um teatro essencial. Busco a limpeza gestual, as falas limpas e as ações fluidas. Nada de muito cenário. A atriz e o público ficam a sós naquele universo criado no palco. A dramaturgia de uma luz simples ajuda nessa intimidade para contar a fábula. É assim que estamos criando ‘Errática’. Um texto forte, que leva o público à empatia e que convide à reflexão sobre o drama no final”, resume Adriano.

SERVIÇO: ERRÁTICA

Data: 25/08

Local: Teatro Margarida Schivasappa

Horário de início: 20h

Ingressos: R$20 (vendas a partir de 14h na bilheteria do Teatro Margarida Schivasappa)

Ficha Técnica

Texto e atuação: Samia Oliveira

Direção e concepção cenográfica: Adriano Barroso

Iluminação: Malu Rabelo

Figurino: Luli

Design Gráfico: Raissa Araujo

Social Media: Ingrid Bittencourt

Assessoria de Imprensa: Leandro Moreira

Produção: Samia Oliveira e Albert Lima

Ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro na data do espetáculo, a partir das 14h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias