Com objetivo de levar cultura e arte para dentro do Mercado de Carne Francisco Bolonha, ocorre hoje, 4, a partir das 12h, a 3ª edição do Ocupa Mercado das Artes, tendo na programação o coletivo Veropa Sessions, o grupo Carimbó Selvagem e convidados, além da discotecagem da DJ Sanira. A ocupação artística ocorre com livre acesso do público.
“Ao longo dos meses, nos tornamos o grupo residente do Mercado de Carne, e, neste domingo, teremos a participação do Veropa Sessions, que iniciará as apresentações da ocupação com muita música instrumental latina e amazônica”, adiantou Gabiru Cigano, banjista e vocalista do Carimbó Selvagem e um dos produtores da ocupação.
O projeto de ocupação do Mercado começou com o nome Ocupa Carimbó Samba e nesta edição passa a se chamar Ocupa Mercado das Artes, com a meta de aumentar as possibilidades de intervenção no espaço. “O objetivo é levar para o Mercado de Carne arte, cultura e entretenimento. Na nossa perspectiva é necessário que a arte esteja nos espaços públicos, integrando patrimônios”, disse Gabiru Cigano.
Os convidados do coletivo Veropa Sessions, inclui os músicos Marcelo Cardoso, Emanuel Penna, Dangle Freitas e Rafael Guerreiro, que se apresentam a partir das 13h. O Carimbó Selvagem, que já costuma tocar no Mercado de quinta a sábado, embalando os frequentadores do espaço, se apresenta às 14h. Formado por Gabiru Cigano, Astrum Zion, Heron Rodrigues, Luan Monteiro e Flor de Mururé, o grupo conta neste domingo com a participação da percussionista Cinarão.
“O Carimbó Selvagem nasce como grupo de mangueio que faz carimbó de rua no Complexo do Ver-o-Peso. Nosso objetivo como artistas de rua é levar para o público um pouco da nossa identidade. O carimbó é patrimônio cultural e acreditamos ser necessário que ele esteja no cotidiano da nossa gente. Dentro da ideia de difundir a nossa cultura temos também o compromisso de tocar os carimbós de agora, tendo em vista que temos uma cena de carimbó da cidade pulsante e criativa”, explicou Gabiru.
Vacinação contra Influenza segue em 51 locais de Belém
O repertório do grupo é composto de carimbós de mestres, mestras e grupos consagrados, mas também de um repertório próprio. “Temos um repertório autoral que fala principalmente do cotidiano do mangueio, nossa realidade enquanto artista de rua, também cantamos artistas do agora como Iris da Selva, Ariel, Flor de Mururé, que também faz parte dos Selvagens, e Uirande Gomes”, finalizou Gabiru.
A ocupação conta com algumas parcerias, entre elas a Ong Arte Pela Vida, que integrará a programação da 45ª edição do Circular Campina Cidade Velha e estará com serviços de aconselhamento e informações, distribuição de preservativo e autoteste. A ocupação começará às 12h, estendendo-se até às 18h, conectando o fim da programação com o início do segundo dia de Festival Sonido de música instrumental e experimental, que também acontece no Mercado de Carnes neste domingo.
PARA DANÇAR
3º Ocupa Mercado das Artes
Quando: Hoje, 4, com atendimento Ong Arte Pela Vida, às 10h; e shows, às 12h.
Onde: Mercado de Carne Francisco Bolonha, s/n, no Complexo do Ver-o-Peso
Quanto: Gratuito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar