O amante de literatura tem um encontro marcado todos os anos em Belém, através da Feira Pan Amazônica do Livro, que já se tornou um verdadeiro símbolo da cultura paraense. Muito mais do que apenas vender livros, a Feira é um evento que carrega a identidade do povo do Pará e a valorização das produções artísticas de nossa história.
E há um espaço dentro da Feira que é totalmente dedicado à valorização dos autores do Pará: O estande de Escritores Paraenses, um local que vende apenas obras de autores da terra e promove sessões de autógrafos para reunir leitores e escritores.
Médico e escritor paraense lança livro na Bienal
De acordo com Francisco Mendes, coordenador geral administrativo do local, o estande foi pensado e organizado para aproximar os leitores das obras paraenses.
"O estande dos escritores paraenses existe desde a época do Centur, quando a feira começou, sempre foi um espaço de muita confraternização, contato direto com o leitor e troca de informações entre os próprios escritores. É uma grande festa, feita de forma organizada, para que os escritores tenham seu espaço”, explica Francisco.
Ainda segundo Francisco, o interesse do público pelas obras paraenses vem crescendo, mas ainda há muito trabalho a ser feito.
“Ta melhorando, mas precisa ser mais forte esse trabalho, inclusive na sala de aula com os professores. Eles são os nossos grandes aliados pra que o jovem conheça os autores paraenses. Acredito que essa melhora vem com as escolas e universidades trabalhando obras de escritores paraenses”, salienta o coordenador.
Linn da Quebrada e Chico Cesar estarão na Feira do Livro
Neste ano, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro, o estande dos Escritores Paraenses irá contar com obras expostas de mais de 120 autores. 62 escritores já agendaram um horário no espaço para lançar obras inéditas, que poderão ser compradas fisicamente com o autógrafo do autor.
HOMENAGENS
A 26ª edição da Feira vai homenagear o jornalista e escritor Salomão Larêdo e a escritora Heliana Barriga, que estará presente no estande dos Escritores Paraenses expondo seus livros para o público.
Para Francisco, a presença da autora vai abrilhantar ainda mais a programação da Feira e será uma oportunidade de aproximar os leitores dos escritores paraenses.
"A Heliana é uma criação aqui dentro, ela vive esse estande. Então a gente espera muito na figura popular dela, na figura brincalhona. Ela tá sempre junto, interagindo e a gente espera muita festa no estande dos Escritores Paraenses", conta animado o coordenador do espaço.
A 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes inicia neste sábado (09), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A programação do evento envolve diversas atrações locais e nacionais, incluindo shows, saraus, rodas de conversa e discussões literárias. O público tem entrada franca e poderá circular pela Feira no horário de 9h às 21h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar