plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PRÊMIO JABUTI

Engenheiro Fantasma é consagrado livro do ano

"Engenheiro Fantasma", de Fabrício Corsaletti, é Consagrado como Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2023

Imagem ilustrativa da notícia Engenheiro Fantasma é consagrado livro do ano camera Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou "Engenheiro Fantasma", de Fabrício Corsaletti, como o Livro do Ano de 2023. | Foto: Maria Comuniqueira

A 65ª edição do Prêmio Jabuti, prestigiada cerimônia literária, realizada no Theatro Municipal de São Paulo em 5 de dezembro, elegeu "Engenheiro Fantasma" como a obra principal de 2023. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento premiou Fabrício Corsaletti entre 4.245 inscrições, abrangendo 21 categorias nas áreas de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

A obra vencedora oferece a Corsaletti o título, uma estatueta dourada e um prêmio de R$ 70 mil. Uma novidade marcante foi a adição da categoria Escritor Estreante, conquistada por Paulo Fehlauer com "Extremo Oeste". Este ano, uma peculiaridade inédita concedeu ao vencedor uma viagem à Feira do Livro de Frankfurt, impulsionando a internacionalização da obra.

O evento, conduzido pelos renomados jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, também prestou homenagens póstumas a obras e autores notáveis, como "A notável história do homem – listrado", de Fayga Ostrower, e "Educação Natural: textos póstumos e inéditos", de João Gilberto Noll.

Pedro Bandeira foi homenageado como Personalidade Literária de 2023.
📷 Pedro Bandeira foi homenageado como Personalidade Literária de 2023. |Foto: Maria Comuniqueira

Destaque para a homenagem a Pedro Bandeira como Personalidade Literária de 2023, enaltecendo seu papel na literatura infantil. Em sua fala, Bandeira compartilhou o reconhecimento com colegas, honrando nomes como Monteiro Lobato e Tatiana Belinky.

Conteúdo relacionado

A presidente da CBL, Sevani Matos, expressou entusiasmo ao ressaltar o papel do Jabuti na diversidade literária brasileira e na promoção da leitura. A pesquisa encomendada pela CBL, divulgada em breve, mostrará a relevância do prêmio para 45,1% dos leitores compradores de livros.

Hubert Alquéres, curador do Prêmio, enfatizou a importância do evento como celebração dos autores, leitores e profissionais do setor, destacando a adaptação do Jabuti aos valores culturais e avanços sociais.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo TikTok @premiojabuti e canal do YouTube da CBL, está disponível para acesso.

Corsaletti, nascido em Santo Anastácio e reconhecido por obras como "Esquimó" e "Perambule", cativou o cenário literário brasileiro com "Engenheiro Fantasma". A obra vencedora, composta por 56 sonetos, retrata uma suposta temporada de Bob Dylan na Argentina, fundindo-se em uma narrativa poética singular.

Em seus versos, Corsaletti personifica Dylan em um exílio misterioso por Buenos Aires, entrelaçando-se em bairros, cafés e personagens num jogo de magia literária, oferecendo uma voz única que mistura as do autor e do lendário compositor norte-americano.

Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.

O Prêmio Jabuti 2023 reitera seu papel na valorização da produção literária nacional, incentivando a diversidade e promovendo o Brasil como um país de leitores.

Fonte: Assessoria de imprensa do Prêmio Jabuti

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias