plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
UMA NOITE NO MUSEU

“Visagens de Belém” ganha adaptação ópera-rock no Soledade

Banda Álibi de Orfeu e o coro 'Ópera Estúdio' vão interpretar, no Cemitério da Soledade, as histórias de assombração contadas em livro de Walcir Monteiro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia “Visagens de Belém” ganha adaptação ópera-rock no Soledade camera Cemitério da Soledade recebe público nesta sexta | Alex Ribeiro/Ag. Pará

O livro "Visagens e Assombrações de Belém", do escritor paraense Walcyr Monteiro, ganhará uma adaptação em ópera rock. Nesta sexta-feira (22), no Cemitério da Soledade, às 19h, as várias histórias de suspense narradas no livro e que permeiam o imaginário popular de Belém serão apresentadas ao vivo pela banda Álibi de Orfeu e pelo coro do Ópera Estúdio, em uma mescla entre dramaturgia e musicalidade. A programação é a novidade da 7ª edição do projeto Uma Noite no Museu, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O espetáculo "Visagens e Assombrações de Belém - Ópera Rock", no Soledade, é uma adaptação autoral do curso de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), trazendo à vida personagens icônicos como a Matinta Pereira, a Loira do Táxi, o Lobisomem da Pedreira e outros seres que permeiam o imaginário local. A direção cênica, a cargo de Bárbara Gibson, e a produção da Liga do Teatro trazem uma atmosfera de suspense e terror, acentuada pela ambientação única proporcionada pelo Cemitério Soledade.

"Nosso objetivo é mergulhar o público nas histórias que ecoam pela cidade, criando um espetáculo imersivo que homenageia a cultura regional", destaca o maestro Pedro Messias, que assina a direção geral do espetáculo. Ele explica ainda que a proposta de apresentação no Soledade não foi à toa. "Alguns contos fazem referência direta ao cemitério e a algumas lápides reais. Então são histórias que se entrelaçam com a atmosfera do local. Com isso, queremos proporcionar uma experiência única para o público".

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Fruição - Neste dia, como tradicionalmente ocorre, os espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult) estarão abertos para visitação das 18h às 22h, como forma de democratizar o acesso aos equipamentos museológicos. Participam desta edição, além do Parque Cemitério Soledade: o Museu do Estado do Pará; o Espaço Cultural das Onze Janelas; os Museus do Círio, de Arte Sacra, e da Imagem e do Som; Palacete Faciola; e o Forte do Presépio. Em todos os espaços a entrada é gratuita.

"O 'Uma Noite no Museu' é um projeto acolhido com carinho pelo público desde quando iniciamos, com números expressivos em todas as edições. Não poderíamos deixar de trazer essa vivência também para dezembro. É uma programação de visita ampliada aos nossos patrimônios e seus acervos, em circuito. Em todas as edições buscamos trazer uma experiência nova e nesta sétima não é diferente, com esse encontro entre música e teatro, entre o imaginário popular e o Soledade", destaca Ursula Vidal, secretária de Cultura do Pará.

Circuito - Nesta sétima edição, durante o circuito, estarão em exposição as mostras "Brecheret Modernista - A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade", no Museu do Estado; "Simplesmente Eneida", no Museu da Imagem e do Som; e "Amazônia Presente", na Casa das 11 Janelas. Além disso, o público poderá conhecer os acervos de cada museu, como é o caso dos mantos e ex-votos do Museu do Círio e das peças de imaginária e objetos litúrgicos, datados dos séculos XVIII e XIX, do Museu de Arte Sacra.

Ao longo de 2023, cerca de 70 mil pessoas visitaram os espaços durante o projeto, que ocorre sempre em uma das sextas-feiras do mês. A primeira edição foi realizada em junho e reuniu mais de 10 mil pessoas. O sucesso de público continuou ao longo das edições. O recorde foi registrado na terceira edição, em agosto. Naquele mês, cerca de 20 mil pessoas participaram do circuito noturno de visitação, que integrou naquela ocasião o Soledade, o Faciola, a Casa das 11 Janelas e os Museus da Imagem e do Som, do Forte e do Círio.

Serviço:

7ª edição do projeto Uma Noite no Museu

Data: 22/12/2023

Horário: 18h às 22h

Circuito: Parque Cemitério Soledade, Museu do Estado do Pará, Espaço Cultural das Onze Janelas, Museu do Círio, Museu de Arte Sacra, Museu da Imagem e do Som (Palacete Faciola) e Forte do Presépio.

Entrada gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias