plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CARNAVAL

Matinha: últimos ajustes para homenagem a Epaminondas

“Epaminondas Gustavo: chama o pessoá, o caboclo d’odivelas vai passá”. Este é o tema da Escola de Samba da Matinha, que vai homenagear o jurista e ator paraense Cláudio Rendeiros, o Epaminondas.

Imagem ilustrativa da notícia Matinha: últimos ajustes para homenagem a Epaminondas camera A apresentação da Escola de Samba da Matinha será nesta sexta-feira (1º). | Reprodução/Instagram

"Fátima é um dos menores bairros de Belém, com pouco mais de 20 mil habitantes, e a Escola de Samba da Matinha se tornou uma referência cultural para o bairro". A afirmação é do presidente da agremiação, Rodolfo Trindade, que promete emocionar o público na Aldeia Cabana de Cultura David Miguel durante o primeiro dia de apresentação das escolas especiais na programação carnavalesca.

Com 44 anos de fundação, a Matinha integra o grupo especial da capital paraense desde 2014 e neste ano, com enredo “Epaminondas Gustavo: chama o pessoá, o caboclo d’odivelas vai passá”, faz uma justa homenagem ao jurista, ativista pelo direito das crianças e ator paraense, Cláudio Rendeiro, que dava vida ao personagem Epaminondas Gustavo no Carnaval de Todas as Cores.

“O público vai ver um carnaval bem irreverente, que é a cara do nosso homenageado, retratando a cidade natal dele, São Caetano de Odivelas, passando pela sua cultura local e pelo seu regionalismo”, adianta o presidente da escola de samba da Matinha.

Comissão de Carnaval

Diferente das demais escolas de samba do grupo especial, a Matinha não possui apenas um carnavalesco responsável, mas conta com três artistas que integram a Comissão de Carnaval. Um deles é Cleber Amorim, que destaca o diferencial do trabalho feito pela agremiação com as fantasias e alegorias. “Todas as nossas fantasias têm algo sustentável, como descatáveis, garrafas pet e cerca de dois mil CDs que estão sendo reutilizados nos nossos carros alegóricos”, explica.

Outra integrante da Comissão de Carnaval da Escola de Samba da Matinha é a juíza do Trabalho, Vanilza Malcher, que era amiga pessoal do homenageado da escola. “Ela era amiga e irmã de Epaminondas (Cláudio Rendeiro). O enredo foi desenvolvido por ela que conhecia ele muito bem e a maioria das fantasias foi desenvolvida por ela, que participou ativamente do que vai ser apresentado pela nossa escola”, explica o presidente da Matinha, Rodolfo Trindade.

Em entrevista ao DIÁRIO, Vanilza comentou a expectativa para o desfile da escola. “Em seu desfile de 2024, a Escola de Samba da Matinha promete mexer com as emoções, especialmente com a de milhares de fãs de Epaminondas Gustavo, que por três anos sentem a falta desse juiz-humorista que muitas dores curou, e muita alegria espalhou, com seu humor e irreverência”, falou a juíza que junto com Kleber Amorim, faz parte da Comissão de Carnaval da escola e coordena uma equipe de trabalho formada por artesãos, costureiras e voluntários. Além disso, os dois assinam as fantasias da escola.

“O carnaval da Matinha está sendo construído com muito amor, por uma comissão e uma grande equipe. Um atelier foi contratado para fazer o traje dos quesitos, e profissionais de Juriti estão produzindo os carros alegóricos. Ao todo, são mais de 100 pessoas trabalhando nessa preparação”, contou Vanilza, que acredita que será um grande, animado e inesquecível Carnaval.

“Levaremos à avenida 1.500 pessoas, que estarão fazendo um passeio pela vida e arte de Epaminondas Gustavo, a partir de sua terra natal até sua arte, passando pelo lado profissional de Claudio Rendeiro, criador do personagem humorista, e culminando com uma grande homenagem prestada, na avenida, por profissionais do sistema de Justiça e artistas que tiveram a oportunidade de dividir o palco e a vida com nosso homenageado”, acrescentou ela, que durante a entrevista usou as palavras de Claudio Rendeiro, em uma de suas poesias, almejando que no dia 1⁰ de março, quando a Escola de Samba da Matinha entrar na avenida, tudo possa ser “barracas e saltimbancos”.

“Que todos possam sentir-se palhaços; que o desfile da Matinha possa ser um grande espetáculo, provocando em todos sentimentos de leveza e riso e, se possível, ‘de beleza e espanto’. E quem lhe assistir, ou viver o momento, que brinque, porque o ‘caboclo d’Odivelas vai passá!’”, destacou ela.

Primeira a entrar na avenida

A Escola de Samba da Matinha será a quarta a entrar na Aldeia Cabana de Cultura David Miguel na sexta-feira, 1º de março, primeiro dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial de Belém, com três alegorias, dois tripés, 16 alas e cerca de dois mil brincantes.

Quer saber mais notícias de entretenimento? acesse o nosso canal no WhatsApp

Último preparativos

No barracão da Escola de Samba da Matinha, localizado na avenida Castelo Branco, já está quase tudo pronto para o desfile oficial. Aderecistas fazem os últimos ajustes nas fantasias, como é o caso de Tarsila Almeida, que trabalha como aderecista da Matinha há dois anos. “Desde janeiro trabalho aqui com muito amor e só de pensar em ver as pessoas na avenida com as fantasias, que eu ajudei a fazer, vai me deixar cheia de orgulho”, diz a artesã.

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial de Belém inicia na sexta-feira, 1 de março, e seguem no sábado, 2, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira. O Carnaval de Todas as Cores será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Belém no Youtube. A Escola de Samba da Matinha será a quarta escola a se apresentar na sexta-feira (1º).

Confira abaixo a ordem de apresentação dos desfiles:

01/03 - Sexta-feira

  • Boêmios da Vila Famosa;
  • Os Colibris;
  • Deixa Falar;
  • Escola de Samba da Matinha;
  • Embaixada de Samba do Império Pedreirense.

02/03 - Sábado

  • Piratas da Batucada;
  • Quem São Eles;
  • Bole Bole;
  • Acadêmicos da Pedreira;
  • Rancho Não Posso Me Amofiná;
  • Xodó da Nega.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias