Cerca de 25 grupos de pássaros juninos do Pará participarão de um grande cortejo no próximo domingo (19), pelas ruas de Belém. O desfile iniciará às 8h, com saída da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em direção à Praça da República.
A atividade dos grupos de pássaros juninos reforça a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes e levar os encantos dos bichos amazônicos para novos públicos, difundir a história dos grupos que estão espalhados pelo Pará.
"Os cordões de pássaros juninos mantêm o compromisso de preservar parte da cultura paraense", explica a coordenadora do projeto de resgate de Pássaro do Pará, Laurene Ataíde.
Conteúdo relacionado:
- Comediante João The Rocha faz show de humor grátis para mães
- Belém recebe exposição que valoriza a cultura ribeirinha
- Parárraiá vai agitar Belém em junho; veja a programação!
O cortejo faz parte da programação do III Festival de Bichos e Pássaros do Pará, que será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, no Teatro da Paz, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Há grupos de vários bairros e distritos de Belém, como o Beija-flor, Curió, Suindara e Borboleta, e também de municípios distantes, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis. Entre os grupos há estreantes e veteranos, cordões que já contam com mais de 100 anos de tradição.
Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes e todas as despesas das apresentações, desde a confecção das fantasias, da aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto.
Quer mais notícias de cultura? acesse o nosso canal no WhatsApp
Grande parte dos grupos é formado por crianças e adolescentes que encontram na arte um refúgio e uma nova fonte de diversão, criatividade e oportunidades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar