plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
CULTURA

Arraial do Pavulagem lança “Boi da Estrela”

Novo EP 'Boi da Estrela' do Arraial do Pavulagem celebra tradições do boi-bumbá com músicas inéditas. Lançamento em 14/06 nas plataformas digitais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Arraial do Pavulagem lança “Boi da Estrela” camera “Boi da Estrela” traz músicas de Ronaldo Silva e Junior Soares. | FOTO: TAINÁ FAÇANHA / DIVULGAÇÃO

“A roseira tá florida. O jardim tá perfumado. Vento da campina. O céu todo estrelado. A lua faz clarão. O terreiro iluminado. Vem chegando o boi da estrela. Trazendo mastro e bandeira ...”, diz um trecho da canção “Boi da Estrela”, uma das músicas inéditas que faz parte do novo EP do Arraial do Pavulagem, “Boi da Estrela”, que chega às plataformas de música nesta sexta-feira, 14, às vésperas do primeiro arrastão de 2024.

Com duas músicas inéditas, o novo trabalho é fruto da parceria entre Ronaldo Silva e Júnior Soares. “Nesse processo criativo das letras, fazer música para um ambiente a que tu pertences não é tão difícil assim, mas o desafio, a cada ano, é fazer coisas novas. O caminho dessas composições é devagarzinho. Essas duas canções foram feitas para esse momento que está vindo de COP 30, clima, meio ambiente e valorização das mulheres do Batalhão. A gente tem tocado nos ensaios e vai ser um momento muito bonito para o Arraial esse lançamento”, falou Ronaldo Silva, referindo-se ao Batalhão da Estrela, que reúne os brincantes que seguem os arrastões do Arraial do Pavulagem nos cortejos juninos e cirianos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

“Boi da Estrela” vem celebrar a riqueza e a magia das tradições do boi-bumbá. Com uma letra envolvente e poética, retrata um cenário deslumbrante onde a natureza e a cultura popular se encontram em harmonia. Com imagens de uma roseira florida, um jardim perfumado e um céu estrelado, a música convida o ouvinte a adentrar um universo onde o boi-bumbá é o protagonista.

“As músicas do Arraial do Pavulagem são um combustível no sentido da visualidade e animação dos cortejos, são minienredos. E o que tem de especial é que nós não gravamos com a banda e sim com a roda. A sonoridade está bem legal porque está a sonoridade do Batalhão da Estrela”, disse Ronaldo.

Quer ler mais notícias sobre CULTURA? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O grupo, que celebra a 37ª edição dos arrastões do Pavulagem, escolheu exatamente esta época para apresentar as novidades ao público, o que gera expectativas pelos cortejos nas ruas de Belém, que começam no próximo domingo, 16.

“Elas [as músicas] servirão de acolhimento na saída do cortejo, pois falam do ambiente interno do brincante, que está cantando e falando do processo que ele experimentou. Que elas sirvam de harmonia entre as alas das oficinas, pois confirmam como é importante dançar, cantar e tocar os seus instrumentos. Todos nós, brasileiros, temos direito ao acesso à cultura. As músicas são um presente do nosso coração para o coração do Brasil”, contou Ronaldo.

LEVANTAÇÃO DOS MASTROS

O Arraial do Pavulagem é quem abre oficialmente o arraial junino do município de Belém, nesta quinta-feira, 13, com um dos momentos simbólicos de seu calendário: a Levantação dos Mastros. A programação começa às 16h, com concentração no Boulevard da Gastronomia, na Campina.

Segue às 16h30, com a apresentação da Roda Cantada, com os músicos de apoio do Batalhão da Estrela. Às 17h, começa a ornamentação dos mastros, seguida, às 17h30, da apresentação do grupo de carimbó Sancari, com a participação especial das mestras de carimbó Sandra Silva, de Vista Alegre do Maú (Terra Alta), e Claudete Barroso, de Fazendinha (Marapanim).

“Setenta por cento do nosso Batalhão são mulheres. Ninguém faz nada nesse mundo sem a contribuição das mulheres. Fico feliz de estar vivo e estou feliz de trazer as mestras para esse momento do Arraial. Estamos numa meta de pensar na COP, e como daqui para frente vamos manter esse foco na prática do bem, Deus nos agraciou com o São João que nos permite falar com muita gente”, falou Ronaldo.

O ritual de recepção dos mastros e saudação a São João e Santo Antônio será conduzido pela Pajé Roxita (Soure), às 18h30. Uma hora depois, acontece a levantação dos mastros de São João Menino, na Praça Waldemar Henrique, dando início oficialmente à quadra junina e aos arrastões juninos.

Para encerrar a programação, às 20h, acontece a apresentação do Arraial do Pavulagem, com participação da cantora Luê e de Mestra Roxita. No repertório, sucessos e músicas inéditas do novo EP “Boi da Estrela”.

“Que bom que a cultura popular sobreviveu a toda essa tempestade que vivemos, como a Covid. Consigo ver, com a idade que tenho, uma beleza na rua. Vou em todos os ensaios e é uma cosia muito bonita de se ver. Toda vez que tem ensaio e oficinas, lembro do tempo que ensaiávamos na praça. Vai ser como todo ano, um cortejo diferente e bonito”, finalizou Ronaldo.

É SÃO JOÃO!

  • Levantação dos Mastros de São João e abertura oficial do Arraial do Pavulagem
  • Quando: Hoje, 13, a partir das 16h.
  • Onde: Concentração no Boulevard da Gastronomia (Campina) com cortejo até a Praça Waldemar Henrique (Reduto)
  • Quanto: Gratuito
  • Lançamento do EP “Boi da Estrela” - Arraial do Pavulagem
  • Quando: Sexta, 14/06
  • Onde: todas as plataformas digitais de música
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias