plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARTICIPE

Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense

Inscreva-se na oficina gratuita de arte circense da Companhia de Circo Nós Tantos, com 20 vagas, focada na formação de talentos na Amazônia. Curso oferece ajuda de custo para alguns participantes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense camera Klewersom Silva

A Companhia de Circo Nós Tantos, um coletivo conhecido por promover a arte circense em comunidades vulneráveis da Amazônia, abriu as inscrições para a oficina de arte circense do projeto Circo Educação.

Com foco na democratização do acesso e na formação de novos talentos, estão sendo ofertadas 20 vagas totalmente gratuitas. Destacando o compromisso da companhia com a diversidade, metade das vagas disponíveis — 10 no total — é reservada para o público LGBTQIAPN+ e/ou aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo ainda ajuda de custo para estes participantes.

O curso, voltado para adultos e jovens a partir de 16 anos, ocorrerá no Curro Velho de 14 a 31 de outubro, totalizando 40 horas de atividades que serão encerradas com uma mostra circense que incluirá espetáculos rápidos de manipulação de objetos e mágica.

Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense
📷 |Kleyton Silva

Os interessados em se inscrever devem acessar o link de cadastro que a Companhia de Circo Nós Tantos disponibiliza. As atividades práticas ocorrerão sempre no período da tarde, de 14h às 18h. Esta iniciativa faz parte das ações culturais contempladas pelo edital nº 004/2025 - Fomento à Projetos de Formação Cultural/Secult-PA

Gabi Alcântara, produtora da Companhia, enfatizou a urgência de iniciativas de formação circense na Região Norte, onde há uma enorme carência de centros técnicos.

“Como artista circense amazônida eu senti e sinto até hoje a enorme carência de centros de formação em artes circenses na Região Norte do Brasil. Atualmente existe apenas a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), na cidade do Rio de Janeiro como centro técnico de formação reconhecido como tal, através de uma parceria da Fundação Nacional das Artes (Funarte) com o Instituto Técnico Federal do Rio de Janeiro (IFRJ),” afirmou Gabi.

A artista ressaltou que, embora existam cursos de Mestrado e Especialização em Artes Circenses que suprem a demanda de pesquisadores, eles não são suficientes para a vasta quantidade de artistas que procuram formação em técnicas de circo. A maioria dos cursos livres de formação está concentrada principalmente na Região Sudeste do país.

Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense
📷 |Kleyton Silva

Segundo Gabi Alcântara, o projeto visa proporcionar aos futuros artistas circenses exatamente o que lhe fez falta em sua jornada: uma formação robusta com profissionais experientes, que possuem grandes capacidades técnicas, pedagógicas e humanistas dentro da linguagem circense.

“Isso, em minha perspectiva de artista, se torna particularmente impactante ao direcionar-se para jovens de bairros periféricos e crianças e adolescentes de escolas públicas,” concluiu a produtora.

O sucesso de 'Circo e Carimbó'

A abertura da oficina de formação ocorre na sequência da bem-sucedida circulação do projeto "Circo e Carimbó", que a Companhia de Circo Nós Tantos apresentou em setembro em comunidades da Região Metropolitana de Belém.

Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense
📷 |Kleyton Silva

A Companhia de Circo Nós Tantos é uma trupe de artistas circenses da capital paraense, fundada por volta de 2010 pelos irmãos Yure e Ykaro, que inicialmente faziam malabarismo nas ruas de Belém entre 2007 e 2008 para custear seus estudos no ensino superior, junto com o saudoso Cled Cardoso. O grupo tem o compromisso de fazer a circulação de oficinas e espetáculos em bairros periféricos e comunidades em vulnerabilidade socioeconômica.

O espetáculo “Circo e Carimbó” levou a linguagem do circo e do teatro a uma vivência do Carimbó, integrando esse importante instrumento cultural paraense — com suas formas de expressão como a música, a dança e a visualidade — a números circenses, como palhaçadas e malabarismos, com uma rica mistura de doces memórias, histórias e necessárias reflexões sobre a vida ribeirinha e as contradições da urbanização amazônica.

Circo Nós Tantos inscreve para oficina gratuita de arte circense
📷 |Kleyton Silva
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias