O Theatro da Paz, em Belém, recebe nos dias 10, 11 e 12 de novembro, sempre às 20h, a ópera “I-Juca Pirama – Aquele que Deve Morrer”, inspirada no poema homônimo de Gonçalves Dias. A obra tem libreto de Paulo Coelho e música composta por Gilberto Gil e Aldo Brizzi, e será apresentada pela primeira vez na capital paraense.
Com direção musical e cênica de Aldo Brizzi, a montagem propõe uma leitura contemporânea do texto de Gonçalves Dias, explorando o universo indígena amazônico a partir de uma perspectiva ecopoética — abordagem que integra arte e natureza em uma mesma narrativa simbólica.
Conteúdo relacionado:
- Bienal das Amazônias celebra identidade cabana e ritmos paraenses
- Artesanato brasileiro ganha vitrine na COP30
- Boi Vagalume da Marambaia lança álbum de estreia na COP 30
Os figurinos, elaborados por Bu’ú Kennedy (artista e xamã da etnia Tukano) e pela figurinista Irma Ferreira, foram confeccionados por artesãos e coletivos indígenas da Amazônia. As peças utilizam fibras e pigmentos naturais, aplicando técnicas tradicionais como parte da proposta estética da produção, que une referências culturais e ambientais.
A realização é do Núcleo de Ópera da Bahia, em parceria com o Theatro da Paz, e conta com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, do Coro Carlos Gomes, de representantes do povo Huni Kuin (AC) e de solistas convidados. O espetáculo encerra o XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.
Coletiva de imprensa
Na sexta-feira (7), às 10h, será realizada uma coletiva no hall principal do Theatro da Paz para apresentar detalhes da produção.
Participam do encontro a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o diretor do Theatro da Paz, Edyr Proença; a diretora de produção do Festival de Ópera, Nandressa Nuñez; o maestro Aldo Brizzi; a regente do Coro Carlos Gomes, Maria Antonia Jimenez; além de solistas e representantes do povo Huni Kuin.
Quer mais notícias de entretenimento? acesse o nosso canal no WhatsApp
Durante a coletiva, serão abordados o processo criativo, a concepção artística e a integração entre literatura, música e elementos da cultura amazônica que estruturam a obra.
Serviço:
- Evento: Coletiva de imprensa – Ópera I-Juca Pirama – Aquele que Deve Morrer
- Data: 7 de novembro (sexta-feira)
- Horário: 10h
- Local: Hall principal do Theatro da Paz
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar