Belém recebe pela primeira vez a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que abre ao público nesta sexta-feira (19), no Centro Cultural Banco da Amazônia. A mostra reúne 82 fotografias produzidas pelo japonês Hiromi Nagakura durante viagens pela Amazônia entre 1993 e 1998 ao lado do escritor e ambientalista indígena Ailton Krenak.
Com curadoria de Krenak e do Instituto Tomie Ohtake, a exposição já passou por importantes capitais do Brasil e chega a Belém com uma nova montagem, oferecendo ao público um olhar renovado sobre os povos e territórios retratados. As imagens apresentam comunidades indígenas, além de populações ribeirinhas que vivem em estados como Acre, Roraima, Maranhão e Amazonas.
Conteúdos relacionados:
- Renato Rosas lança música inédita com show em Belém
- Raphael Andrade leva performances amazônicas a seis países da Europa
- Editoras abrem parcerias para influenciadores literários
O público também poderá conhecer a obra “Território Imemorial”, criada por Gustavo Caboco, que reconstrói os trajetos percorridos pelos viajantes. Juntas, fotos e instalações proporcionam uma imersão visual na Amazônia e busca destacar a diversidade cultural e ambiental da região. A exposição é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal.
Ailton Alves Lacerda Krenak, nascido em 1953 no Vale do Rio Doce (MG), é uma das vozes mais influentes do pensamento indígena contemporâneo. Escritor e ambientalista, ele fundou organizações como a União das Nações Indígenas, o Núcleo de Cultura Indígena e a Aliança dos Povos da Floresta. Autor de livros como Ideias para adiar o fim do mundo (2019), A vida não é útil (2020) e Futuro ancestral (2022), Krenak é membro da Academia Brasileira de Letras e vive às margens do Rio Doce, no território Krenak, atuando na defesa da vida, da floresta e das cosmologias originárias.
Inaugurado em outubro deste ano, o Centro Cultural Banco da Amazônia está localizado na Praça da República, no centro de Belém, na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Carlos Gomes. Com quatro mil metros quadrados, o espaço abriga três galerias, biblioteca, minilab de inteligência artificial, seis salas de oficina, restaurante e café.
Quer mais de Entretenimento direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Serviço:
Exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
- Data: 19 de dezembro de 2025 até 22 de fevereiro de 2026
- Local: Centro Cultural Banco da Amazônia (Praça da República, na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Carlos Gomes)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar