plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CULTURA

Arraial do Pavulagem abre o Cordão do Galo com o “Arraial Marajoara”

Participe da abertura do Cordão do Galo em Belém, com tradições marajoaras, feira, brechó e shows

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Arraial do Pavulagem abre o Cordão do Galo com o “Arraial Marajoara” camera Esta é a 18ª edição do projeto, que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes da região | Reprodução

A cultura marajoara ganha espaço no coração de Belém em um evento que promete diversão, arte e tradição. Com atividades para todos os gostos, a cidade se prepara para celebrar música, cinema e criatividade em uma festa aberta que aproxima moradores e visitantes das riquezas culturais da região.

Belém recebe a abertura do projeto, uma festa aberta que aproxima Belém das tradições marajoaras com feira, brechó e apresentações de Arraial do Pavulagem com Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho, além do Grupo Sancari e exibição do filme Cordão do Galo.

Após o evento em Belém, o projeto continua no Marajó. O Cordão do Galo culmina em 11/01 com cortejo no município de Cachoeira do Arari (Marajó). Esta é a 18ª edição do projeto, que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes da região

A programação inclui acolhimento das famílias, ensaios, plantio de mudas e entrega de arrecadações às famílias participantes, além de oficinas de canto, dança, percussão, perna de pau, metais, sustentabilidade e atividades lúdicas de ancestralidade e pertencimento.

A iniciativa do Instituto Arraial do Pavulagem, que terá seu calendário de atividades anunciado no Arraial Marajoara, integra as ações de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Um projeto de cultura e solidariedade retorna ao interior da Ilha do Marajó em janeiro. É o Cordão do Galo, uma jornada do Instituto Arraial do Pavulagem que parte da capital paraense rumo à Cachoeira do Arari, oportunizando transformação social para crianças e famílias com programação que transmite e celebra tradições locais. Belém recebe a abertura oficial do projeto com o Arraial Marajoara dia 18/12, no Memorial dos Povos.

Um projeto de cultura e solidariedade retorna ao interior da Ilha do Marajó em janeiro.
📷 Um projeto de cultura e solidariedade retorna ao interior da Ilha do Marajó em janeiro. |Divulgação

Programação do Arraial Marajoara

Com a proposta de aproximar Belém das tradições do Marajó, o Arraial Marajoara reúne uma programação variada. Das 17h às 22h, o público confere a Feira Criativa, com Brechó do Galo, gastronomia dos Campos do Marajó e a Lojinha do Arraial do Pavulagem.

Às 17h30, acontece a Reunida do Batalhão da Estrela. Às 18h, será exibido o filme Cordão do Galo 2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara, de Felipe Cortez e André Mardock. Às 18h30, o Arraial do Pavulagem sobe ao palco com participações de Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho. Encerrando a programação, o Grupo Sancari toca às 20h.

Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, destaca o impacto social que mobiliza toda a comunidade: “O Cordão do Galo vai além de uma ação cultural. É um gesto de solidariedade que une crianças e famílias do Marajó. Essa caminhada, que começou em Belém, é construída com oficinas, encontros e trocas que refletem a força da tradição e o potencial de transformação social”, aponta.

O projeto “Arrastão do Pavulagem Cultura da Amazônia na COP30 e além” tem patrocínio máster da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro, e apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, Point do Açaí, Sesc PA, Ferryboat Amazonas e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Concaves. O projeto, que contempla o Arrastão do Círio, o Cordão do Peixe-Boi e o Cordão do Galo, foi selecionado entre os 140 projetos da Chamada Petrobras Cultural Novos Eixos em 2024, entre mais de 8 mil inscritos.

Jornada de saberes, oficinas e participação comunitária

Após o evento de abertura em Belém, o projeto segue para Cachoeira do Arari, onde crianças e famílias participam de oficinas formativas, ações ambientais e encontros que fortalecem laços comunitários. A programação reúne saberes locais, práticas artísticas e iniciativas de economia criativa que valorizam a cultura amazônica como ferramenta de transformação social.

Conheça o Cordão do Galo

O Cordão do Galo é um folguedo popular que ocorre desde 2008 em janeiro, em Cachoeira do Arari, no Marajó. Realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o objetivo é fomentar saberes locais, valorizando a cultura popular como instrumento de transformação social.

Voltado para o público infantojuvenil, o projeto promove oficinas culturais, pedagogia sustentável, economia criativa e apresentações coletivas, além do tradicional cortejo que vai às ruas no último dia de programação. É uma ação de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Ronaldo Silva, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, reforça o papel formativo do projeto e sua relação com o município. “Com o Cordão do Galo, criamos oportunidades para que novas gerações descubram um universo cultural rico e transformador. É uma forma de valorizar o legado do padre Giovanni Gallo e integrar as celebrações dedicadas ao Glorioso São Sebastião”, afirma.

Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp

SERVIÇO: Arraial Marajoara

  • Data: 18 de dezembro de 2025
  • Horário: 17h às 22h
  • Local: Memorial dos Povos, Belém – PA
  • Entrada: Gratuita

Mais informações: instagram do Arraial do Pavulagem (@arraialdopavulagem)

Programação:

  • Das 17h às 22h - Feira criativa com Brechó, Gastronomia dos Campos do Marajó e lojinha do Arraial do Pavulagem.
  • 17:30h – Reunida do Batalhão da Estrela
  • 18:00h – Exibição filme Cordão do Galo 2025 - Território de Cultura da Criança Marajoara
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias