plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
INCLUSÃO E ACOLHIMENTO

Museu das Amazônias cria sala sensorial para público neurodivergente

Espaço oferece estímulos sensoriais controlados e reforça o compromisso do museu com acessibilidade e inclusão em Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Museu das Amazônias cria sala sensorial para público neurodivergente camera Museu das Amazônias inaugura sala de regulação sensorial para acolhimento de pessoas neurodivergentes. | Divulgação

Quando se fala em inclusão, não se trata apenas de permitir o acesso físico a um espaço, mas de criar ambientes onde cada pessoa se sinta acolhida, segura e respeitada em suas necessidades.

Pensando nisso, o Museu das Amazônias inaugurou nesta semana uma sala de autorregulação sensorial voltada ao acolhimento de pessoas atípicas ou com alguma sensibilidade sensorial, oferecendo um espaço adaptado durante a visita ao museu.

Leia mais:

Disponível para qualquer pessoa, sem necessidade de agendamento, a sala conta com recursos como controle de iluminação, pufes e objetos de exploração tátil, oferecendo um ambiente confortável com estímulos controlados para a autorregulação.

Com a iniciativa, o Museu das Amazônias amplia suas ações de acessibilidade e reafirma seu papel como espaço cultural comprometido com a diversidade e a democratização.

Visita sensorial

Além da sala, o museu promove semanalmente a Visita Cognitiva Sensorial, realizada sempre aos sábados, às 9h, com abertura exclusiva para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A experiência contempla diferentes formas de percepção, mobilidade e comunicação, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, motora e neurodivergentes.

As atividades envolvem interpretação em Libras, materiais táteis, mediações sensoriais e estratégias que estimulam autonomia e protagonismo. O MAZ também dispõe de piso podotátil, mapas táteis, textos expositivos em linguagem simples e um WebApp com conteúdos acessíveis em português, inglês e espanhol, além de vídeos em Libras e recursos de audiodescrição.

Quer ler mais noticias de cultura? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Para a gerente técnica do Museu das Amazônias, Grazielle Giacomo, a iniciativa representa um avanço importante na relação do museu com seus públicos.

“A sala de autorregulação é uma ferramenta fundamental para garantir que pessoas atípicas se sintam acolhidas e respeitadas em suas necessidades. Nosso objetivo é que o museu seja um espaço onde todos possam vivenciar a cultura e o conhecimento de forma confortável, segura e inclusiva”, destaca.

A sala está localizada no andar térreo, ao lado da loja do Museu das Amazônias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias