plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TELEVISÃO

Dia da Consciência Negra: a presença do negro em novelas na TV

© Globo / Divulgação Ruth de Souza e Zezé Motta em foto de 1984, ano em que interpretaram Jussara e Sônia, mãe e filha em 'Corpo a Corpo'. Nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra no Brasil, data associada à morte do líder quilombola Zumbi dos Pal

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia da Consciência Negra: a presença do negro em novelas na TV

Ruth de Souza e Zezé Motta em foto de 1984, ano em que interpretaram Jussara e Sônia, mãe e filha em 'Corpo a Corpo'.

© Globo / Divulgação Ruth de Souza e Zezé Motta em foto de 1984, ano em que interpretaram Jussara e Sônia, mãe e filha em 'Corpo a Corpo'.

Nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra no Brasil, data associada à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (clique aqui para ler mais sobre sua história), o E+ relembra momentos marcantes ligados à presença de atores negros nas novelas da TV brasileira.

Ao longo dos anos, o mundo da televisão sofreu com questões ligadas ao preconceito racial. Na década de 1960, por exemplo, na 1ª novela que teria um personagem negro como protagonista, foi escolhido para viver o papel o ator Sérgio Cardoso, branco, fazendo uso da técnica hoje conhecida como blackface.

A Globo, principal produtora de novelas atualmente, por exemplo, só teve sua 1ª protagonista negra em uma novela com Taís Araújo, em Da Cor do Pecado, no ano de 2004. Anos depois, ela também seria pioneira em protagonizar uma novela em horário nobre, Amor à Vida. Taís será uma das protagonistas de Amor de Mãe, próxima novela das 9 da emissora.

Mais recentemente, a novela Segundo Sol, exibida em 2018, recebeu críticas e até uma notificação do Ministério Público do Trabalho por conta do baixo número de atores negros em seu elenco, fato que ocorria com frequência maior em décadas passadas.

A Cabana do Pai Tomás - blackface de Sergio Cardoso (1969)

Na década de 1960, A Cabana do Pai Tomás, novela que foi ao ar na Globo entre 9 de julho de 1969 e 28 de fevereiro de 1970, concorrendo no horário de Nino, o Italianinho, da TV Tupi, trazia um protagonista fazendo uso da técnica chamada blackface.

O ator branco Sérgio Cardoso pintado para se parecer com um homem negro na novela 'A Cabana do Pai Tomás', lançada em 1969. Por vezes, à época, até mesmo o papel de um personagem negro não era destinado a um ator negro se ocupasse condição de protagonismo na trama.

© Arquivo / Estadão O ator branco Sérgio Cardoso pintado para se parecer com um homem negro na novela 'A Cabana do Pai Tomás', lançada em 1969. Por vezes, à época, até mesmo o papel de um personagem negro não era destinado a um ator negro se ocupasse condição de protagonismo na trama.

Baseado no romance Uncle Tom's Cabin, lançado em 1852 pela norte-americana Harriet Beecher Stowe, a trama trazia uma história sobre o período da escravidão nos Estados Unidos e contava com nomes como Jacyra Silva, Haroldo de Oliveira, Isaura Bruno, Milton Gonçalves e Ruth de Souza.

Sérgio Cardoso foi escolhido pela agência de publicidade Colgate-Palmolive para dar vida ao escravo Tomás.

O ator, que era branco, pintava o corpo e o rosto de preto, usava perucas e chegava até mesmo a pôr rolhas no nariz. Ao longo dos capítulos, ele contracenava com Ruth de Souza, atriz que morreu em julho de 2019, aos 98 anos de idade.

Sérgio Cardoso em propaganda da novela 'A Cabana do Pai Tomás', em 1969.

© Acervo / Estadão Sérgio Cardoso em propaganda da novela 'A Cabana do Pai Tomás', em 1969.

Na ocasião, o polêmico escritor Plínio Marcos, que não concordava com a escalação de um ator branco para viver um personagem negro, liderou manifestações críticas em repúdio à decisão na coluna que tinha à época no jornal Última Hora.

Além de Tomás, Sérgio Cardoso fazia ainda mais dois papéis: o presidente Abraham Lincoln e Dimitrius, um galã muito semelhante a Rhett Buttler, personagem de Clark Gable em E O Vento Levou.

A produção de A Cabana do Pai Tomás ainda sofreu por conta de um incêndio que atingiu a Globo em São Paulo, obrigando os trabalhos a terem continuidade no Rio de Janeiro. De autoria de Hedy Maia, a reta final ficou a cargo de Walter Negrão, que puxou a história para um lado de 'faroeste'.

O médico negro de Milton Gonçalves em Pecado Capital (1975)

Milton Gonçalves em cena como Dr. Percival na novela 'Pecado Capital' (1975).

© Reprodução de 'Pecado Capital' (1975) / TV Globo Milton Gonçalves em cena como Dr. Percival na novela 'Pecado Capital' (1975).

A 1ª versão de Pecado Capital, que foi ao ar entre 24 de novembro de 1975 e 4 de junho de 1976, trouxe Milton Gonçalves interpretando o psiquiatra Dr. Percival em horário nobre.

Até então, era comum que artistas negros ficassem restritos a funções como empregados ou motoristas em novelas, ou como escravos. E mesmo assim, ainda haviam casos como o da novela Escrava Isaura, de 1976, em que apesar de a protagonista ser uma escrava, a personagem era interpretada pela atriz branca Lucélia Santos.

Percival já havia feito diversos cursos na Europa, onde participava de congressos anuais como representante brasileiro. Como médico, o personagem era respeitado pelos demais na trama. O personagem em boa condição social havia sido um pedido do próprio ator para Janete Clair, autora da novela.

Milton Gonçalves em cena de 'Pecado Capital' como o psiquiatra Percival, ao lado de Vilma (Débora Duarte), filha caçula de Salviano (Lima Duarte), sua paciente que apresentava sintomas de esquizofrenia.

© Reprodução de 'Pecado Capital' (1975) / TV Globo Milton Gonçalves em cena de 'Pecado Capital' como o psiquiatra Percival, ao lado de Vilma (Débora Duarte), filha caçula de Salviano (Lima Duarte), sua paciente que apresentava sintomas de esquizofrenia.

"Houve um tempo em que eu dizia pra mim: 'tenho que fazer um personagem de gravata que seja bem-educado, fale bom português e seja bem relacionado. Fui a Janete Clair e pedi a ela", contou Milton Gonçalves em entrevista ao documentário A Negação do Brasil (2000).

Posteriormente, a quantidade de personagens negros em posições profissionais de maior prestígio foi aumentando, principalmente nos anos 2000 e 2010.

Cris Vianna como a delegada Tita Bicalho em 'Tempos Modernos' (2010).

© Márcio de Souza / Globo / Divulgação Cris Vianna como a delegada Tita Bicalho em 'Tempos Modernos' (2010).

Corpo a Corpo e o casal inter-racial

Corpo a Corpo foi ao ar entre 26 de novembro de 1984 e 21 de junho de 1985 - período que marcou a transição do governo Figueiredo para o de José Sarney.

A novela das 8 abordava a temática racial por meio do casal formado pelos personagens Sônia, interpretada por Zezé Motta, e Cláudio, vivido por Marcos Paulo.

Na trama, a atriz dava vida a uma arquiteta que tinha uma firma de paisagismo e ganhava a vida projetando jardins. Em determinado momento, surgia um romance entre ela e Cláudio.

O relacionamento não era aceito por Alfredo (Hugo Carvana), pai de Cláudio. O preconceito racial leva Sônia a terminar o relacionamento com Cláudio, mesmo que ainda o amasse.

Alfredo, porém, cai de um cavalo e sofre uma fratura exposta na tíbia em certa altura de Corpo a Corpo. Para sobreviver, ele precisa de uma transfusão com o sangue O-, e a única pessoa compatível no momento era a própria Sônia.

Desta forma, o personagem racista acabava tendo sua vida salva pelo sangue de uma das vítimas de seu preconceito.

Outros casais interraciais já haviam sido retratados em novelas, como o formado pela empregada doméstica Maria Clara (Jacyra Silva) e o bombeiro Honório Severino (Marcos Plonka) em Antonio Maria, de 1968.

"Eu amo a Maria Clara. O que importa que ela seja 'de cor', se a alma dela é branca e pura?", afirmava o personagem após o casamento.

Maria Clara (Jacyra Silva) e o bombeiro Honório Severino (Marcos Plonka) em Antonio Maria, de 1968.

© Reprodução de 'Antonio Maria' (1968) / TV Tupi Maria Clara (Jacyra Silva) e o bombeiro Honório Severino (Marcos Plonka) em Antonio Maria, de 1968.

Outras cenas mostrando comportamentos racistas foram ao ar na novela. Em determinado capítulo, a personagem de Zezé Motta é repreendida por Lúcia (Joana Fomm) ao fazer a entrega de um vaso de plantas em uma casa.

"Acho melhor botar essa gente na cozinha ou na área de serviço. Se não, vão sujar tudo isso aí e a Cristina vai ficar chateada. O lugar dessa gente é na cozinha", diz Lúcia.

Em entrevista ao Estado, anos depois, Zezé Motta relembrou a importância da personagem Sônia, vivida por ela em Corpo a Corpo.

"[Gilberto Braga] me escalou para um papel de destaque em Corpo a Corpo que foi a 1ª novela do horário nobre a ter uma preta com família, profissão, namorado. Causou o maior 'tititi' o romance da minha personagem com o Marcos Paulo", ressaltava.

Pátria Minha - cena de racismo gerou represálias à Globo

Em cena de Pátria Minha, que foi ao ar entre 18 de julho de 1994 e 11 de março de 1995, o protagonista Raul (Tarcísio Meira) fez diversos comentários racistas durante cena em que acusa o jardineiro Kennedy (Alexandre Moreno) de roubá-lo.

O personagem o chama de "negro insolente" e faz comentários que trazem preconceito explícito: "você pensa que eu acredito em crioulo? Vocês, Kennedy, quando não sujam na entrada, sujam na saída".

Kennedy (Alexandre Moreno) e Raul (Tarcísio Meira) em cena representando o racismo em 'Pátria Minha'.

© Reprodução de 'Pátria Minha' (1994) / Globo Kennedy (Alexandre Moreno) e Raul (Tarcísio Meira) em cena representando o racismo em 'Pátria Minha'.

Após negar que tenha cometido o crime e tentar argumentar, Kennedy chora. No fim da cena, e evoca uma traição de Teresa (Eva Wilma): "Não foi à toa que ela não aguentou e corneou o senhor. E já não foi sem tempo: ela devia ter corneado muito antes. Se houver Justiça nesse mundo, dr. Raul, a outra vai cornear também."

Na sequência, Raul expulsa Kennedy, que sai chorando, de seu quarto: "Negro sem vergonha. Vai se arrepender do dia em que nasceu. Negro!"

Sobre os bastidores, Alexandre Moreno afirmou à época: "Fiz a cena com muita vontade de ser representante dessa denúncia. Ao mesmo tempo, pintou um certo constrangimento por estar ouvindo aquelas coisas."

O ator também ressaltou a reação de seu colega durante a gravação: "O Tarcísio ficou desesperado, sofreu. A gente não parava de se abraçar".

Repercussão da cena

Houve reação à novela, especialmente por conta da cena envolvendo Tarcísio Meira e Alexandre Moreno, por parte de grupos ligados ao movimento negro.

A advogada Vera Lucia Vassouras, de São Paulo, entrou com pedido de liminar (negado poucos dias depois) na 15ª Vara Cível da Capital pedindo a suspensão das cenas que contassem com "referências racistas".

Segundo Vera, a novela atentaria "contra a honra e a imagem dos cidadãos negros no País".

O Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo (USP) se manifestou, por meio do sociólogo Luiz Carlos dos Santos, um de seus coordenadores.

"Não adianta os autores da novela dizerem que queriam denunciar o racismo com aquela cena absurda, porque o negro da novela não está discutindo nada, está quieto, é vítima sem voz", afirmou Santos.

Sueli Carneiro, então coordenadora executiva do Geledés, Instituto da Mulher Negra, também entrou com uma notificação judicial no Foro Cível contra a Globo por "veicular imagens arcaicas" dos negros.

Kennedy (Alexandre Moreno) e Raul (Tarcísio Meira) em cena representando o racismo em 'Pátria Minha'.

© Reprodução de 'Pátria Minha' (1994) / TV Globo Kennedy (Alexandre Moreno) e Raul (Tarcísio Meira) em cena representando o racismo em 'Pátria Minha'.

"As cenas representam efetivamente o cotidiano que os negros enfrentam. A controvérsia está na imagem dos personagens negros da novela, que são estereotipados", afirmava.

Sueli Carneiro chegou a ter um texto publicado no Estado (clique aqui para ler a íntegra) à época. Confira um trecho abaixo:

"Essa atitude tão moderna da emissora e de seus autores de enfrentar o problema do racismo se apoia em imagens arcaicas e ultrapassadas dos negros, que até ao nível da historiografia oficial, estão sendo objeto de críticas e revisões. Impossível que os globais não o saibam.

O ator Alexandre Moreno ao lado do diretor Helvecio Ratton durante gravação de 'Quimera - Uma Onda no Ar', em 2001, em que viveu o personagem Jorge.

© Estevam Avellar / Divulgação O ator Alexandre Moreno ao lado do diretor Helvecio Ratton durante gravação de 'Quimera - Uma Onda no Ar', em 2001, em que viveu o personagem Jorge.

A Próxima Vítima - Família Noronha, racismo e homofobia

Dois dias após o fim de Pátria Minha, estreava A Próxima Vítima, novela das 8 de Silvio de Abreu que foi ao ar entre 13 de março de 1995 e 4 de novembro de 1995. Nela, algumas mudanças já puderam ser notadas.

A trama trouxe a família Noronha, de classe média, formada por Camila Pitanga (Patrícia), Antônio Pitanga (Cleber), Lui Mendes (Jefferson), Norton Nascimento (Sidney) e Zezé Motta (Fátima).

Desta vez, a família formada apenas por atores negros estava ligada diretamente a outro tema importante, a homossexualidade, que era abordado através de uma ligação com um personagem central da história.

André Gonçalves (Sandro Rossi) ao lado de Lui Mendes (Jefferson Noronha) durante gravação da novela 'A Próxima Vítima', em julho de 1995.

André Gonçalves (Sandro Rossi) ao lado de Lui Mendes (Jefferson Noronha) durante gravação da novela 'A Próxima Vítima', em julho de 1995.

André Gonçalves (Sandro Rossi) ao lado de Lui Mendes (Jefferson Noronha) durante gravação da novela 'A Próxima Vítima', em julho de 1995. Foto: Luiz Morier / Estadão

Ao longo da trama, descobria-se que Jefferson tinha um relacionamento com Sandro (André Gonçalves), filho dos protagonistas Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker).

Após a sexualidade de Jefferson ser assumida perante a família, seu irmão Sidney evita a palavra "gay", mas afirma que trata-se de uma "deformação do comportamento" que "tem cura".

Ao sugerir que o irmão busque um psicólogo, o discurso homofóbico continua: "O que você tá querendo com essa história, cara? Desmoralizar a nossa família? Ofender a memória do papai? Que todo mundo saia por aí te chamando de 'neguinha da Aclimação'?"

Jefferson reage dando uma cotovelada no irmão: "Eu posso ser gay mas sou homem. Tenho brio e vergonha na cara e não admito que você me falte com o respeito!"

Relembre a cena abaixo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias