Um levantamento realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TST) revelou que, entre janeiro de 2015 e julho de 2021, as Varas do Trabalho registraram mais de 27,3 mil ações sobre assédio sexual e que o número de casos sofreu um aumento de 21% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.
De acordo com os números, 1.477 processos foram abertos nos primeiros seis meses deste ano. Em 2020, no mesmo período, a Justiça contabilizou 1.215 ações em todo o país.
Dentre esses casos, o que se destaca e teve repercussão nacional, devido a notoriedade dos envolvidos, foi o de Dani Calabresa, que afirmou ter sido importunada por Marcius Melhem em 2017.
A humorista Dani Calabresa e o ex-diretor da Globo Marcius Melhem ficaram frente a frente pela primeira vez após a denúncia. Os dois passaram cerca de oito horas juntos durante uma audiência judicial, feita por meio virtual há alguns dias.
Joelma é alvo de fake news após fala sobre vacina da Covid
Mãe de Viih Tube fala sobre cirurgia na vagina: "de 15 anos"
Essa foi a primeira vez que os dois se viram depois das denúncias de assédio sexual e moral feitas por profissionais da emissora contra ele, a apresentadora foi uma das primeiras a formalizar as queixas no compliance da empresa.
A audiência faz parte do processo em que Melhem pede que Calabresa pague a ele R$ 200 mil por danos morais e perdas causados pela denúncia. Ele afirma que vai doar os recursos para uma instituição de caridade, caso vença a disputa.
Durante o longo tempo em que durou a audiência, atores, atrizes, roteiristas, diretores e outros profissionais globais estiveram diante do juiz, como testemunhas de acusação e de defesa.
Os dois puderam assistir a todos os depoimentos, mas não tinham autorização para dirigir a palavra às testemunhas e muito menos um ao outro.
Apenas os respectivos advogados e o juiz podiam questionar os depoentes.
Relembre
O ator e diretor Marcius Melhem foi acusado por fontes ouvidas pela revista piauí de cometer vários episódios de assédio sexual, um deles contra a humorista e atriz Dani Calabresa.
De acordo com os 43 relatos ouvidos pelo veículo, duas vítimas sofreram assédio sexual, sete sofreram assédio moral e três de ambos os comportamentos, os episódios aconteceram no ambiente de trabalho e fora dele.
Dani Calabresa teria sido importunada pelo diretor em 2017, quando precisou gravar uma esquete do "Zorra Total" imitando uma cena de "S.O.S Malibu", em que vestiria o maiô vermelho igual de Pamela Anderson.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar