Diário Online
INCHAÇO NO ROSTO

Médicos explicam problema que levou Joelma a ser internada

Segundo nota enviada ao colunista Leo Dias, a cantora foi internada para a realização de exames e de tratamento pós-Covid-19.

quinta-feira, 09/06/2022, 15:50 - Atualizado em 09/06/2022, 15:47 - Autor: Com informações Metrópoles

Google News

Joelma foi internada para tratar de inchaço no rosto.
Joelma foi internada para tratar de inchaço no rosto. | (Foto: Reprodução do Instagram)

Diante da enorme repercussão a respeito da internação de Joelma, na última terça-feira (7), no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, para tratar do inchaço em seu rosto, a assessoria de imprensa da cantora entrou em contato com a coluna LeoDias para tranquilizar os fãs sobre o estado de saúde da artista paraense.

Segundo a nota, Joelma está passando por uma bateria de exames e recebendo tratamento específico para diminuir o inchaço no rosto. De acordo com a equipe médica do hospital, o quadro da cantora é resultante de uma sequela provocada pela Covid-19. “Informamos que Joelma está realizando exames na cidade de São Paulo para acompanhamento no tratamento do pós-covid”, disse a nota.

LEIA TAMBÉM:

Joelma é internada por causa de inchaço no rosto

Joelma grava vídeo falando sobre inchaço no rosto

O neurocirurgião Wanderley Cerqueira de Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein, também deu maiores detalhes sobre os sintomas manifestados pela artista. De acordo com o especialista, o inchaço no rosto pode ser resultado do acúmulo de líquidos provocado por algumas medicações utilizadas no tratamento da Covid-19. 

“Para todo paciente que tem ou teve Covid, existem vários tratamentos, entre eles o anticoagulante e, eventualmente, o uso de corticoide. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito bom, mas também efeitos colaterais: ele pode desencadear diabetes, pode levar a uma retenção de sódio no organismo e, consequentemente, a acumular água em todo o organismo, ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar, porque a água acumula devido à retenção pelo rim”, esclareceu.

No caso do inchaço em uma região localizada, explica Cerqueira, o sintoma é chamado de "dema", enquanto que se o acúmulo de líquidos atingir todo o corpo, a nomeclatura "anarsaca" passa a ser a mais correta.

“Se o inchaço pega todo o corpo, nós damos o nome de anasarca. Nem sempre é um edema ou inchaço localizado, pode ter inchaço só nas pernas, mas é difícil ter inchaço só na face. Acontece na face quando ocorre em todo corpo, o que nós chamamos de fácies de lua cheia ou fácies cuncircóide, que é consequência dos efeitos colaterais do corticoide, entre eles o decadron”, ressaltou.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS