Diante da enorme repercussão a respeito da internação de Joelma, na última terça-feira (7), no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, para tratar do inchaço em seu rosto, a assessoria de imprensa da cantora entrou em contato com a coluna LeoDias para tranquilizar os fãs sobre o estado de saúde da artista paraense.
Segundo a nota, Joelma está passando por uma bateria de exames e recebendo tratamento específico para diminuir o inchaço no rosto. De acordo com a equipe médica do hospital, o quadro da cantora é resultante de uma sequela provocada pela Covid-19. “Informamos que Joelma está realizando exames na cidade de São Paulo para acompanhamento no tratamento do pós-covid”, disse a nota.
LEIA TAMBÉM:
Joelma é internada por causa de inchaço no rosto
Joelma grava vídeo falando sobre inchaço no rosto
O neurocirurgião Wanderley Cerqueira de Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein, também deu maiores detalhes sobre os sintomas manifestados pela artista. De acordo com o especialista, o inchaço no rosto pode ser resultado do acúmulo de líquidos provocado por algumas medicações utilizadas no tratamento da Covid-19.
“Para todo paciente que tem ou teve Covid, existem vários tratamentos, entre eles o anticoagulante e, eventualmente, o uso de corticoide. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito bom, mas também efeitos colaterais: ele pode desencadear diabetes, pode levar a uma retenção de sódio no organismo e, consequentemente, a acumular água em todo o organismo, ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar, porque a água acumula devido à retenção pelo rim”, esclareceu.
No caso do inchaço em uma região localizada, explica Cerqueira, o sintoma é chamado de "dema", enquanto que se o acúmulo de líquidos atingir todo o corpo, a nomeclatura "anarsaca" passa a ser a mais correta.
“Se o inchaço pega todo o corpo, nós damos o nome de anasarca. Nem sempre é um edema ou inchaço localizado, pode ter inchaço só nas pernas, mas é difícil ter inchaço só na face. Acontece na face quando ocorre em todo corpo, o que nós chamamos de fácies de lua cheia ou fácies cuncircóide, que é consequência dos efeitos colaterais do corticoide, entre eles o decadron”, ressaltou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar