O racismo e o preconceito infelizmente ainda assolam a sociedade brasileira. Como prova disso, quase todos os dias cenas de ataques preconceituosos são registrados e ligam o alerta para a situação no país.
Na última sexta-feira (14), o cantor e ator Seu Jorge foi alvo de ataques racistas, enquanto realizava um show na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O evento era particular e o cantor se apresentava no clube Grêmio Náutico União, quando sofreu os ataques preconceituosos.
+ Dado e Wanessa se assumem em público e vão morar juntos
+Longe de Simaria, Simone mostra versão bem mais promissora
Vídeos que foram encaminhados à Polícia Civil mostram o momento em que pessoas que estavam no local fazem sons de macacos, além de gritos de “vagabundo” e “safado”.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), que tenta entender o que aconteceu no show do cantor.
No vídeo viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (18). De acordo com Seu Jorge, ele finalizou a apresentação e saiu do palco. Antes de retornar para fazer o “bis”, foi surpreendido com gritos e ofensas racistas.
— Começo a escutar muitas vaias e xingamentos, e logo, por conta disso, percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso bis. Voltei ao palco e de maneira respeitosa agradeci a presença do público e me retirei do local do show. Eu não reconheci a cidade que eu aprendi a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conheci. O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista — relatou.
Investigações
Além do depoimento de diversas pessoas que estavam na plateia, vídeos da apresentação estão sendo analisados pela Polícia Civil de Porto Alegre.
A corporação ainda pretende ouvir novas testemunhas e, de acordo com as autoridades responsáveis pelo caso, Seu Jorge seria a vítima das ofensas. Apesar disso, o crime diz respeito à coletividade e independe de qualquer representação da vítima.
Em nota, o clube Grêmio Náutico União afirmou que está “apurando internamente os fatos ocorridos”.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar