A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a esquizofrenia é a doença que representa a terceira maior causa de perda de qualidade de vida entre homens e mulheres com faixa etária de 15 a 44 anos de idade. No Brasil, 1,6 milhão de pessoas sofrem da doença.
Vídeo: Bonner revela o que bebeu durante ausência ao vivo
O paciente esquizofrênico apresenta dificuldades para distinguir o que é real e o que é imaginário. Sofre alucinações, ouve vozes, tem visões e perde a percepção. Tudo isto afeta o comportamento e prejudica a vida social e as relações com outras pessoas.
A desinformação sobre a doença leva às pessoas a cometerem diversos erros em relação a como ajudar, lidar e até mesmo falar sobre a esquizofrenia. Foi o que aconteceu com o jornalista William Bonner, durante a cobertura da apuração dos votos no 2º turno das Eleições 2022.
Naquela ocasião, o apresentador do Jornal Nacional assimilou esquizofrenia à confusão do que tentava fazer durante a transmissão.
Esquizofrenia de Ruth Etty: entenda a doença e como ajudar
Nesta terça-feira (8), Bonner pediu desculpas publicamente durante a edição do noticiário de maio audiência do Brasil. A retratação, veio, inclusive com uma reportagem na sequência. Veja:
Tratamento gratuito
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza tratamento gratuito para a esquizofrenia. Um dos acessos a este acompanhamento especializado pode ser por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), pelos quais os pacientes e as famílias podem conseguir atendimento, indo diretamente ou por encaminhamentos de unidades básicas de saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar