plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INÉDITO

Indígena de 106 anos é a mulher mais velha na Vogue

“Apo Wang Od“, uma tatuadora das Filipinas, fez história ao se tornar a mulher mais velha a aparecer na capa da revista de moda mais famosa do mundo.

Imagem ilustrativa da notícia Indígena de 106 anos é a mulher mais velha na Vogue camera Apo Whang-Od, uma tatuadora indígena das Filipinas, se tornou a pessoa mais velha a aparecer em uma capa da Vogue. | Divulgação/ Vogue

Apo Whang-Od, uma tatuadora indígena das Filipinas, se tornou a pessoa mais velha a aparecer em uma capa da Vogue, na versão filipina da revista.

A mulher vive em Buscalan, uma vila montanhosa na província de Kalinga, e ajudou a manter vivo o "batok", tipo de tatu agem tradicional da região. Whang-Od começou a tatuar aos 16 e já foi considerada a última "mambabatok", nome dado a quem usa a técnica, mas a situação já é diferente. Segundo a Vogue, a artista inspirou uma nova geração a aprender o estilo.

Apo Whang-od na capa da Vogue Filipinas
📷 Apo Whang-od na capa da Vogue Filipinas |Divulgação/ Vogue

A tatuagem "batok" é feita utilizando um espinho banhado em fuligem e pigmentos naturais preso a um pedaço de bambu. Os desenhos costumavam representar bravura, para os homens, e beleza, para as mulheres.

Veja também:

Teoria liga capa da Vogue com Gisele Bündchen ao satanismo

Trans paraense tem trabalho publicado na Vogue e faz sucesso com criação LGTBQIA+

"Mambabatoks" só podem ensinar a técnica a seus descendentes. Whang-Od treinou suas sobrinhas-netas, mas não tem planos de parar de tatuar tão cedo. "Eu só vou parar quando não conseguir mais enxergar, para continuar dando às pessoas a marca de Buscalan, a marca de Kalinga ", disse à Vogue Filipinas.

Bea Valdes, a editora-chefe da Vogue Filipinas, falou com a CNN sobre a escolha da artista para a capa da revista. "Sentimos que ela representava nossos ideais do que é bonito na nossa cultura filipina. Acreditamos que o conceito de beleza precisa evoluir, e incluir rostos e formas diversos e inclusivos."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias