Na última segunda-feira (26), o Hospital Israelita Albert Einstein informou que o apresentador, Fausto Silva, passou por um transplante de rim. Ele já havia passado por um transplante de coração em 2023 por ter insuficiência cardíaca.
Os danos ao órgão renal são comuns em pacientes transplantados. Mas, a rapidez em achar um órgão compatível para o apresentador suscitou dúvidas e consequentemente um monte de especulações na internet.
Vale lembrar que atualmente há 38.908 brasileiros aguardando por um transplante de rim. Assim como Faustão estava. A maioria dos pacientes que esperam pelo órgão são do sexo masculino (24.721) e possuem mais de 50 anos (14.242).
Quando entrou na fila para transplante de rim, no dia 6 de fevereiro, o famoso era o 13º na lista de espera pelo órgão. Ele foi submetido ao procedimento na manhã de segunda-feira (26) e deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 27.
A lista de espera de transplante de órgãos do ministério é única e coordenada pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes). Os estados enviam os dados para a CNT (Central Nacional de Transplantes), que organiza os pacientes conforme prioridade -que é dada por uma série de critérios técnicos, e não são influenciados pelo status econômico ou fama da pessoa.
Quer saber mais sobre as notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
Após ser alvo de criticas na web, a família de Faustão se manifestou sobre o motivo do apresentador ter prioridade na fila do transplante. Através da página Faustão do Meu Coração, os familiares citaram uma portaria do governo de São Paulo para explicar o caso.
"No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido", explica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar