Com o tempo, o BBB se tornou um lugar onde pautas e questões são amplamente debatidas pelo público e pelos participantes, sejam elas quais forem. Um dos brothers apresentou uma dúvida curiosa, mas que muita gente já se questionou.
No Big Brother Brasil, Davi, de 21 anos, compartilhou que seu terceiro molar está surgindo, o conhecido dente do siso. O participante baiano demonstrou desconforto ao afirmar que estava preferindo comer "de um lado só" da boca devido à dor e chegou a questionar se o dente do siso poderia matar.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Por que Davi é o favorito para ganhar o BBB 24? Entenda!
- Yasmin vai ao confessionário após Davi voltar de paredão
A dúvida de Davi, no entanto, é uma dúvida frequente. Segundo a dentista Ilana Marques, especialista em odontopediatria da IGM Odontopediatra, os dentes do siso não apresentam um risco direto à vida. No entanto, podem desencadear complicações sérias caso não haja espaço adequado na mandíbula para seu surgimento.
Possíveis complicações associadas ao dente do siso:
- Impactação: ocorre quando o dente do siso não consegue erupcionar completamente ou fica parcialmente preso na gengiva ou osso, provocando dor, inchaço e infecção ao redor da área;
- Desenvolvimento de cisto: pode formar-se um saco cheio de líquido ao redor do dente do siso impactado, gerando dor e danificando os tecidos circundantes;
- Danos aos dentes adjacentes: o dente do siso impactado pode pressionar os dentes vizinhos, resultando em apinhamento dentário, cáries e problemas de mordida;
- Infecção: a inflamação e irritação causadas pela impactação do dente do siso podem levar a infecções graves, com potencial para se espalhar para outras partes do corpo se não forem tratadas adequadamente.
"Embora o dente do siso em si não represente uma ameaça direta à vida, as complicações associadas a ele podem demandar intervenção odontológica para evitar problemas mais graves. Portanto, é fundamental consultar um dentista regularmente para monitorar o desenvolvimento dos dentes e tratar qualquer problema precocemente", alerta Ilana.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Afinal, o dente do siso pode ser fatal?
Ilana enfatiza que não. "No entanto, as complicações associadas à presença do terceiro molar, como infecções graves não tratadas, podem resultar em complicações sistêmicas potencialmente fatais se não forem tratadas adequadamente", adverte.
Por exemplo, uma infecção grave na mandíbula ou na região ao redor do dente do siso pode se espalhar para outras partes do corpo, como a garganta ou a corrente sanguínea, acarretando condições sérias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar