
Considerado como uma das vozes mais emblemáticas das transmissões esportivas brasileiras, recentemente, Galvão Bueno abriu o jogo sobre a saída dele da TV Globo após 43 anos de parceria. Em entrevista ao programa Olho no Olho, da Folha de S. Paulo, o narrador revelou os bastidores que marcaram a despedida da emissora e expôs a mágoa com a forma como a parceria foi encerrada. Pela primeira vez, ele falou sobre as atitudes de executivos da Globo, que, segundo ele, foram decisivas para o fim da trajetória dele na emissora.
Na entrevista, Galvão contou que o plano original era deixar a TV Globo de forma oficial ao fim da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Porém, na véspera do último jogo da competição, ele foi procurado por Amauri Soares, diretor geral da emissora, que lhe fez uma proposta de renovação de contrato. A conversa resultou em um novo acordo de que Galvão continuaria na Globo por mais dois anos, sob uma cláusula de non-compete, o que o impedia apenas de fazer transmissões de TV aberta.
Segundo o narrador, a expectativa era de que essa renovação fosse tranquila, com um fim programado para 2024, mas o clima mudou quando o contrato estava prestes a se encerrar. Em uma nova reunião com os executivos da Globo, Galvão foi surpreendido com a pergunta se ele gostaria de apresentar algum projeto para continuar na emissora. De acordo com o narrador, o questionamento foi recebido de forma negativa.
Conteúdos relacionados:
- Morre o estilista italiano Giorgio Armani, aos 91 anos
- Famosa atriz da Globo é encontrada em situação de abandono
- Carta psicografada de Montagner traz detalhes do afogamento do ator
"Achei isso um pouco de desaforo, um pouco de falta de elegância. Eu ter que apresentar um projeto depois de 43 anos de sucesso na casa", desabafou Galvão. Ao ser questionado novamente sobre o que poderia apresentar, o narrador não hesitou em dar uma resposta curta e direta. “Tenho. Ir embora”, disse.
Segundo ele, essa atitude foi o ponto final da relação dele com a Globo. Para ele, a falta de reconhecimento pelo legado que fez na emissora e a sensação de desrespeito o levaram a tomar a decisão de seguir em frente, sem mais vínculos com a empresa.
Programas e bordões que marcaram uma geração
Ao longo da trajetória na TV Globo, Galvão Bueno conquistou o público com a presença de palco, estilo único de narração e a habilidade para conectar-se com o telespectador. Os programas dele marcaram época e bordões se tornaram parte da cultura popular e continuam sendo lembrados por muitos até hoje.
Galvão foi responsável pela apresentação do programa Espaço Aberto, na GloboNews, entre 1999 e 2001, e em 2003 estreou o Bem, Amigos! no SporTV, um dos programas esportivos mais duradouros da televisão brasileira, que ele comandou até 2022. Durante todos esses anos, ele se tornou um nome inconfundível no esporte nacional.
Além de ser um grande narrador, Galvão ficou famoso também por bordões, muitos deles espontâneos e não planejados. O clássico “Vai que é sua, Taffarel!” durante a Copa de 1994, o “Ronaldinhooo” que reverberou nas arquibancadas, e o icônico “Bem, amigos!” são apenas alguns exemplos do que se tornou a assinatura do jornalista.
Outro marco importante na carreira de Galvão foi o quadro Na Estrada com Galvão, exibido no Esporte Espetacular a partir de março de 2009. Nele, Galvão entrevistou grandes nomes do futebol, e um dos primeiros entrevistados foi Kaká, em uma gravação no centro de treinamento do Milan, na Itália. O quadro foi um grande sucesso e ajudou a consolidar ainda mais a imagem de Galvão como um jornalista completo, que ia além das narrações e se aventurava em diferentes formatos televisivos.
Quer mais notícias do mundo dos famosos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Agora, com a decisão de deixar a Globo para trás, Galvão Bueno segue para novos trabalhos, longe das transmissões esportivas de uma das maiores emissora de TV do país. Aos 74 anos, o narrador ainda possui um legado incontestável no esporte e na televisão brasileira, sendo lembrado com carinho por uma geração inteira de fãs.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar