Por trás dos altos muros e das guaritas cercadas por arame farpado, histórias que chocaram o Brasil se cruzam no mesmo pátio, como Suzane Von Richthofen, Elize Matsunaga, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni, Lindemberg Alves e outros nomes que, há anos, habitam o imaginário popular por crimes que pararam o país. O cenário dessas trajetórias, o Complexo Penitenciário de Tremembé, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ficou conhecido como o “presídio dos famosos”.
Durante anos, o local abrigou condenados que, em outras unidades, poderiam ser alvo de violência por causa da notoriedade dos casos em que se envolveram.
Leia mais:
- Quem é Duda, preso que se envolveu com Cristian Cravinhos
- Saiba como estão os criminosos de 'Tremembé' hoje
A fama aumentou ainda mais com a série lançada no Prime Video, que retrata a vida de vários desses presos e reacendeu a curiosidade do público sobre o cotidiano dentro dos muros de Tremembé. Mas esse status está com os dias contados. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou, na última segunda-feira (3), que foi informado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre planos de tirar de Tremembé o título de “cadeia dos famosos”.
Quer ler mais notícias sobre fama? Acesse o canal no WhatsApp!
Segundo fontes ligadas ao sistema penitenciário, o governo paulista pretende redistribuir os detentos de maior notoriedade para outras unidades, entre elas a Penitenciária de Potim, que fica a cerca de 43 km de distância. “Estão esvaziando Potim e mandando para várias unidades. Tudo indica que alguns irão para lá”, revelou uma fonte à reportagem do Metrópoles.
Em nota, o TJSP destacou que a SAP tem autonomia para realizar transferências entre unidades, sem necessidade de autorização judicial. Já a Secretaria, por sua vez, afirmou que Tremembé “opera dentro dos padrões de segurança e disciplina”, e que as movimentações de presos seguem “protocolos internos que, por razões de segurança, não serão detalhados”.
Entre os nomes que ainda cumprem pena em Tremembé estão Suzane Von Richthofen, Lindemberg Alves e Roger Abdelmassih, além de outros presos que não aparecem na série, como Robinho, Fernando Sastre, Ronnie Lessa e Thiago Brennand.
Com o possível fim do “presídio dos famosos”, o governo tenta apagar um dos rótulos mais conhecidos e controversos do sistema prisional paulista.
A SÉRIE
A série 'Tremembé' é inspirada em dois livros-reportagens do jornalista Ullisses Campbell: Suzane: Assassina e Manipuladora (2020) e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021). O autor entrevistou diversas pessoas e investigou o dia a dia dentro do presídio para construir suas obras
A produção do serviço de streaming Prime Video com Marina Ruy Barbosa conta histórias do dia a dia no cárcere de detentos famosos. A série tem repercutido nas redes sociais e ganhou reação até mesmo de um dos condenados retratados na produção, Cristian Cravinhos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar