plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
FAMA

Intercâmbio: por dentro da viagem musical

Uma expedição musical rumo ao maravilhoso. Assim é definido o trabalho do grupo A Barca (SP), criado em 1998, a partir da reunião de amigos em torno de ideias como viagem, Brasil, música popular e Mário de Andrade. A partir do próximo dia 30, os artistas

twitter Google News

Uma expedição musical rumo ao maravilhoso. Assim é definido o trabalho do grupo A Barca (SP), criado em 1998, a partir da reunião de amigos em torno de ideias como viagem, Brasil, música popular e Mário de Andrade. A partir do próximo dia 30, os artistas paraenses terão a oportunidade de trocar experiências com o músico, compositor e produtor cultural do grupo, Lincoln Antônio, que participa de uma atividade no Instituto de Artes do Pará (IAP).

Ele ministra a oficina “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular”, direcionada a artistas, profissionais e pesquisadores de artes. As inscrições podem ser efetuadas de 20 a 27 de agosto, de 9h às 13h, sem cobrança de taxas. São oferecidas 20 vagas.

O músico Paulinho Assunção, gerente de Artes Cênicas e Musicais do IAP, explica que a oficina tem por objetivo o estudo e a prática musical através de duas manifestações populares do Brasil: o coco e o jongo, presentes no Nordeste e no Sudeste, respectivamente. A oficina também pretende discutir as formas de aproximação e contato com a cultura popular tradicional, os meios de aprendizagem e vivência, a importância dos mestres tradicionais e da oralidade, o registro documental, o diálogo e a recriação artística.

Músico, compositor e arranjador, o paulista Lincoln Antônio é formado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Com o grupo A Barca, realiza um amplo trabalho de criação de espetáculos, documentação, arte-educação e produção cultural, com dois CDs gravados (Turista aprendiz e Baião de Princesas), além das caixas Trilha, toada e trupé (2006, 3 CDs e DVD) e Coleção Turista Aprendiz (2007, 7 CDs e DVD).

No teatro, como diretor musical, compositor e arranjador, trabalhou com Marco Nanini (Hello Gershwin!, De rosto colado, O médico e o monstro), Bibi Ferreira (Na bagunça do teu coração), Márcio Aurélio (O espírito da terra), Maria Alice Vergueiro (Gota d’água) e Ester Goes (Determinadas pessoas – Helene Weigel), entre outros.

Com a Cia. do Latão, desenvolveu por vários anos um trabalho de criação e interpretação musical com os atores, que resultou na música ao vivo de diversos espetáculos (O Catálogo, Ensaio para Danton, Santa Joana dos Matadouros, Ensaio para o Latão, O Nome do Sujeito, João Fausto e A Comédia do Trabalho).

PARTICIPE

Oficina “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular”, com Lincoln Antonio (A Barca). De 30 de agosto a 6 de setembro, de 9h às 12h e 15h às 18h, no Teatrinho do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Inscrições gratuitas, de 20 a 27 de agosto, de 9h às 13h, sem cobrança de taxas. São oferecidas 20 vagas. Informações: 4006-2913.

BATUQUE

Por batuque entendem-se diversas manifestações populares que têm em comum a formação em roda, o canto (solista e coro), o uso de instrumentos de percussão e a dança aos pares. Música e dança entrelaçam- se como num jogo. Coco, samba de roda, tambor de crioula, carimbó e jongo são algumas das brincadeiras onde se encontram estas características. As origens estão na África, notadamente na cultura banto, compreendendo a região de Angola, Congo e Moçambique. Os bantos foram os primeiros escravos a chegarem ao Brasil e os mais numerosos. Deixaram traços muito vivos por toda a cultura nacional. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!