A jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, vai estrear como apresentadora na bancada do Jornal Nacional, no próximo sábado (16).

Maju iníciou como repórter na TV Globo em 2007 e, em 2013, passou a integrar a equipe da previsão do tempo, incluindo a do Jornal Nacional. Mas o que chamou atenção foram a espontaneidade e a linguagem informal da apresentadora.

Como âncora ela teve a primeira oportunidade no Jornal Hoje, em junho de 2017, sendo do time de "folguistas", que só apresentam o programa aos sábados. Maju tem 40 anos, e será a primeira jornalista negra a sentar à bancada do JN.

Em 2015, a jornalista foi vítima de racismo nas redes sociais, o caso repercurtiu e causou indignação não apenas entre famosos, mas anônimos também. 

Uma campanha chamada "Somos Todos Maju Coutinho", foi criada em apoio a ela. Heraldo Pereira foi o primeiro jornalista negro a apresentar o Jornal Nacional. Zileide Silva apresenta ocasionalmente o "Jornal Hoje", aos sábados. Além de ter atuado como repórter, Gloria Maria também já esteve à frente de atrações como Fantástico e Globo Repórter.

Na televisão brasileira, um telejornal só foi comandado por dois jornalistas negros, no ano passado. Luciana Camargo e Rodrigo Cabral foram escalados pela RedeTV! para apresentar o RedeTV News.

Joyce Ribeiro, se tornou a primeira apresentadora negra a comandar o Jornal da Cultura. Ela ficou conhecida por já ter apresentado o Jornal do SBT - Manhã e Fala Brasil.

(Com informações do Portal UOL)

MAIS ACESSADAS