plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DOL MUSIC

Paulo Eduardo e Gil Barata lançam clipe com Bossa Nova

A canção "Memórias" ganhou uma versão especial em formato de videoclipe, gravado na Orla de Icoaraci e já disponível no DOL Music. Confira a composição da dupla Paulo Eduardo e Gil Barata interpretada pela cantora Branka.

Imagem ilustrativa da notícia Paulo Eduardo e Gil Barata lançam clipe com Bossa Nova camera O single traz um misto de amores vividos e sonhados | Foto: Renan Diniz

A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que surgiu por meio da influência do samba e do jazz americano. Esse estilo brasileiro aparece na década de 50, no Rio de Janeiro, e acabou se expandindo por todo o país, caindo nas graças dos paraenses inclusice. Entre os bossanovistas de agora, os artistas Paulo Eduardo e Gil Barata mantêm o gênero vivíssimo em suas composições.

Um grande exemplo disso é o novo trabalho da dupla intitulado de “Memórias”, canção composta por eles e interpretada pela cantora Branka, que traz raízes da Música Popular Brasileira (MPB). O single ganhou uma versão em formato de videoclipe, lançado exclusivamente no DOLMusic. “A música é inspirada na balada real e onírica da vida. Misto de amores vividos e sonhados. Não há uma história específica para inspirar a canção. É um mosaico de encontros e desencontros, encantos e desencantos articulados na memória dos artistas com um pé na realidade e muita licença poética. Em resumo: a inspiração vem da vida das pessoas que amam”, declara Paulo Eduardo.

A música Memórias gravada no estúdio da MC Records, no Rio de Janeiro, é também uma homenagem ao pianista, arranjador e produtor Fernando Merlino, que falaceu em dezembro do ano passado, três meses após sua participação na gravação da música ``Memórias''.

CLIPE

O cenário escolhido para encenar o clipe foi a Orla de Icoaraci, que fica de frente para a Baía do Guajará, em Belém. “A ideia veio espontaneamente da própria narrativa “cinematográfica” da letra da canção Memórias que, em si, já contém um roteiro pronto e acabado”, disse Paulo Eduardo sobre a ideia do clipe.

O público irá se deparar com um videoclipe especial, com uma produção de extrema qualidade, afirmou Gil Barata. “O nosso trabalho consubstanciado no álbum Memórias está fincado na melhor tradição da MPB e preza pela qualidade técnica de produção, notadamente pelos arranjos inspiradíssimos do mestre Carlinhos Sete Cordas. Traz, ainda, canções com homenagens a Cartola, Paulinho da Viola, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Walmir Azevedo e Catulo da Paixão Cearense. Então, o público pode esperar muita honestidade musical e artística de nosso trabalho”, enfatiza.

DOL MUSIC

O objetivo dos cantores é divulgar o álbum Memórias e oportunizar às pessoas a conhecerem as canções da dupla, além de proporcionar uma interação com elas e receber feedbacks, pois para eles, o DOL Music é uma vitrine musical para que todos os artistas possam apresentar seus trabalhos por meio de uma plataforma digital de grande alcance, que é o Portal DOL e o Jornal Diário do Pará.

Banda Esbanjô Project lança videoclipe da música Amaranta

“O DOL Music é a melhor ferramenta de divulgação do trabalho de novos artistas nas mídias digitais disponíveis no estado do Pará”, diz Barata. Paulo continua: “Tem sido fundamental para integrar o público amante da música e as novidades musicais do nosso Estado. Em suma: o DOL Music é instrumento de divulgação de nossa cultura”.

TRAJETÓRIA

A dupla Paulo Eduardo e Gil Barata, são amigos de longa data e se reencontraram em 2019, quando iniciaram uma parceria musical inédita. O álbum Memórias uniu os músicos e serviu para deixar um legado para as próximas gerações.

A dupla de amigos se reencontrou em 2019 e resolveram iniciar uma parceria musical
📷 A dupla de amigos se reencontrou em 2019 e resolveram iniciar uma parceria musical |Foto: Renan Diniz

Antes de iniciarem no cenário musical, a dupla trilhava por outros caminhos. Paulo Eduardo Cabral Furtado, conhecido artisticamente por Paulo Eduardo, por exemplo, é advogado por profissão e poeta diletante desde a juventude. Manteve a atividade de compositor ao longo dos anos apenas como hobby. Foi executivo do mercado financeiro no eixo Rio – Brasília – São Paulo. Além de apreciador, é profundo conhecedor da Música Popular Brasileira – MPB.

E somente aos 66 anos, passou a ter regularidade na atividade como compositor. Depois do reencontro artístico com o músico Gil Barata, amigo da juventude na cidade de Itaituba no Pará, veio a parceria que resultou em inúmeras canções.

Gil Barata é violonista, cantor, compositor paraense, nasceu em 1959. Aos 12 anos de idade gostava de frequentar as rodas de choros onde seu pai tocava banjo. Foi então que tomou gosto pela música e ganhou de sua mãe um violão e deu início aos seus estudos musicais. Para adquirir mais experiência com a música, em 1984 foi estudar violão clássico no “Conservatório Pernambucano de Música” e depois, ao retornar para sua cidade natal, iniciou sua carreira como cantor e compositor.

Yuri Prime lança clipe com direito a dancinha no DOLMusic

Nos anos seguintes, também ganhou vários prêmios em festivais. Em 1987, levou o Uirapuru de Ouro, prêmio conquistado pelo 1º lugar no Festival da Canção do Médio e Baixo Amazonas. Morou no Rio de Janeiro onde fez parcerias com os artistas Sebastião Tapajós, João Pinheiro, Mariza Sorriso, Marcia Valerri dentre outros. Hoje, radicado em Belém, com muito apreço e carinho realiza sua grande parceria musical com o letrista, amigo e conterrâneo Paulo Eduardo.

PLATAFORMA

A nova plataforma do portal DOL, o DOL Music, lança clipes inéditos de artistas paraenses duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de estimular e divulgar a cultura paraense.

No portal, o artista ou a banda tem acesso a todas as informações e regulamentos sobre como participar, e uma área específica para envio de videoclipe, videoselfie e release sobre seu novo trabalho, tudo de forma digital. Uma equipe de jornalistas é responsável por selecionar os clipes dos artistas, e o DOL fará a divulgação na plataforma e também em outros canais do Grupo RBA.

Aperte o play e assista ao videoclipe:

Ficha técnica

Produção do videoclipe:

Mariza Barbosa

Gil Barata

Silvio Barbosa

Ator Gil Barata

Atriz Preta Lins

Produção do fonograma da canção Memórias:

Composição: Gil Barata e Paulo Eduardo

Intérprete: Branka

Arranjos: Carlinhos 7 Cordas

Músicos:

Violão 6 cordas: Carlinhos 7 Cordas;

Violão 7 Cordas: Carlinhos 7 Cordas;

Piano: Fernando Merlino;

Violino 1: Andréia Seno;

Violino 2: Priscila Rato;

Viola; Marco Catto;

Violoncelo: Hugo Pilger

Paulo Eduardo e Gil Barata lançam clipe com Bossa Nova
📷 |Arte/DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias