Dona de uma das vozes mais marcantes da Música Popular Brasileira, Gal Costa faleceu nesta quarta-feira (9) aos 77 anos. As canções da artista, no entanto, permanecerão vivas na memória do povo brasileiro, através das inúmeras gerações de fãs e apreciadores que ela conquistou nos 60 anos de carreira.
E um destes numerosos fãs é o também cantor Mahrco Monteiro. O artista nascido no Rio de Janeiro mas que veio para o Pará ainda criança e que, assim como Gal, possui uma voz memorável, relembra em entrevista para o DOL a tão especulada parceria supostamente feita entre ele e a icônica cantora..
Veja também:
Cantor paraense Marco André lamenta a morte de Gal Costa
Gal Costa: relembre como foi o último show em Belém
Na canção “Chamegoso”, lançada em 1987, uma voz, até então desconhecida pelo grande público, foi confundida pelos fãs de Mahrco Monteiro como sendo a de Gal Costa. Por anos houve a crença de que o paraense teria feito uma música com a participação especial da baiana.
No entanto, como o próprio Mahrco Monteiro explica, se tratava da cantora pernambucana Dora de Paula.
“Na época foi um alvoroço, porque todo mundo pensava que eu tinha gravado com a Gal Costa, uma das minhas divas no mundo. Sempre fui apaixonado por aquela voz espetacular, única, maravilhosa, cristalina, afinada, charmosa. Mas não era ela. Era a Dora de Paula, que é a única pessoa neste mundo que eu vi que tinha um timbre muito próximo da Gal”, revela.
O cantor paraense conta, ainda, como conheceu a artista pernambucana e como a parceria que resultou em “Chamegoso” aconteceu. Inicialmente, ela faria parte do coro de fundo, junto à irmã e um amigo. Naquela época, ela já fazia coro em vários estúdios de Recife e se apresentava nas noites da capital de Pernambuco.
“Eu estava gravando e a Dora chegou um pouco tarde. Ela fazia o coro do meu primeiro disco, que se chamava ‘Mistérios’, e a gente estava ouvindo a gravação, quando ela começou a cantar ‘Ao luar, luar, na fragrância do jasmim, um amor tupiniquim…’. Aí meu produtor disse ‘para tudo. Maninha, canta aí pra mim de novo’. Foi então que ela fez essa participação especial. Tudo ocorreu de forma natural. Foi quase como uma forma do produtor me homenagear, pois eu era quase alucinado pela Gal Costa”, relembra.
E mais: Gilberto Gil e famosos lamentam morte de Gal Costa
Já sobre a morte da cantora baiana, Mahrco Monteiro comenta que a partida dela deixa o Brasil inteiro de luto.
“Gal Costa era amada por todo o público brasileiro. Uma perda irreparável. Eu só me tranquilizo mais porque ela deixou todo um acervo e um legado, influenciando várias gerações. Eu, por exemplo, ouvi muito as músicas charmosas de Gal, a afinação vocal, e eu aprendi muito. Eu, que sou um compositor completamente autodidata, me inspirei muito nela. O que ela deixou é imortal, então isso conforta o coração de todos os fãs. Eternamente Gal”, conclui Mahrco.
Confira abaixo a música “Chamegoso”, de Mahrco Monteiro com a participação de Dora de Paula:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar