Belém do Pará, em seus 407 anos oficiais de história, possui uma faceta curiosa. Seja no Turismo, na Publicidade, Artes ou até mesmo em outros tipos de discursos, referir-se a presente e “futuro” na capital paraense é, de certo modo, fazer referência ao passado.
A afirmação aparentemente incoerente em um primeiro momento é melhor compreendida caso “voltemos” ao período de maior “progresso” ou “desenvolvimento” (idealizado) da cidade de Belém: o auge da chamada Belle Époque, vivida no final do século XIX e início do século XX.
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Muito desta compreensão, deste imaginário, talvez, é propiciado pela presença de prédios de tal época que ainda existem na cidade, como o Teatro da Paz, Palacete Pinho, a loja Paris n’América, bem como o conhecimento superficial acerca do desenvolvimento e urbanização do bairro da Cidade Velha, estabelecimento do mercado do Ver-o-Peso, entre tantos outros possibilitados pela “fartura” que a extração do látex possibilitava aos grandes seringalistas importar certo “padrão europeu” de vida para apenas alguns privilegiados na capital paraense.
Pois bem, o saudosismo e a nostalgia também são visíveis e audíveis em várias músicas, em especial bregas que, não por acaso, na capital paraense ganham a denominação de "marcantes". Isto foi comprovado em uma pesquisa feita pelo comunicólogo e analista de mídias sociais José Calasanz Jr.
"O estudo foi realizado a partir do Google Trends, onde coletei dados dos últimos 5 anos. Com eles, pude descobrir que o volume de buscas pelo termo "melodys marcantes" começou a subir a partir de 2020. A nossa hipótese desse resultado se dá pelo período de isolamento da pandemia, mas a afirmação ainda carece de mais estudos", antecipa Calasanz.
Veja a pesquisa completa:
Ainda de acordo com o pesquisador, "descobri que as cidades do Norte são as únicas, indicadas pelo Google Trends, que buscam pelo termo analisado, o que mostra a nossa proximidade com o Melody Marcante, mas ao mesmo tempo vemos que carece de ações para popularizá-lo em demais localidades. Ritmos regionais como axé e piseiro ganharam destaque nacional da TV e streaming, esse pode ser um caminho para o melody", finaliza.
A PLAYLIST DO CALASANZ
Além de fazer a pesquisa, como bom paraense, José Calasanz montou uma breve playlist com 5 preferidas das suas marcantes. Confira:
TRAJETÓRIA
José Calasanz Jr. é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama) e possui ampla experiência no mercado de mídias sociais, comprovada também com a certificação em Google Analytics 4, formações em Monitoramento, Métrica e Análise de Dados em instituições como a Três Pontos Labs e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Atualmente, seu perfil pessoal foi deixado de lado para dar destaque ao seu principal produto, que é a Pense Play. A Pense Play tem como objetivo democratizar os conhecimentos sobre Dados, Análise de Métricas em Mídias Sociais, pois o publicitário compreende que os profissionais necessitam cada vez mais dessas informações e isto por vezes é escasso no Pará e na Amazônia. Também por isso foi criada a comunidade Métrica Power, na qual são realizadas lives, oficinas, cursos e treinamentos. A agenda completa pode ser acessada clicando aqui.
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