Era 21 de fevereiro de 1987, a icônica banda de rock nacional Legião Urbana estava no auge e, claro, acumulava fãs aficionados por todo o Brasil.
Em Belém não era diferente. Os fãs certamente ficaram empolgados com a primeira apresentação da banda em solo paraense. Os ingressos foram esgotados rapidamente.
Veja também:
#TBT: Joelma dançando grávida de quase 9 meses no palco
TBT investigação: relembre o "crime da mala" em Belém
Era o assunto do momento, o show que todos esperavam. O que não esperavam, nem os fãs, nem a banda, nem Renato e nem a produção, era a confusão e polêmica que marcaria a estreia da banda na capital.
O show estava marcado para acontecer no Ginásio Superior de Educação Física, em Belém. Renato Russo já havia apresentado à produção algumas ressalvas sobre a segurança do local, visto a superlotação do ginásio, que já causava confusão pela quantidade de pessoas dentro e fora do ambiente, segundo testemunhas oculares.
A versão que mais se ouve falar é que o início da confusão teria se dado no momento em que a banda começou a tocar "Índios", um dos maiores sucessos do grupo.
Diz a lenda que Renato Russo teria dedicado a música à cidade e aos fãs locais, fato que teria ofendido parte do público. Neste momento, alguém teria atirado um chinelo em Renato, que interrompeu o show, deixou o palco e não retornou mais. Nem para o palco, nem à Belém.
Mas será que isso mesmo aconteceu? O publicitário Yussef Leitão, que esteve naquela noite, afirma que a versão em que Renato teria dedicado a música "Índios" aos paraenses é uma lenda, não existiu. Mas a chinelada em Renato teria acontecido durante uma outra canção.
"Esse xingamento é uma lenda. Eu estava lá e não teve nada disso de oferecer música “índios” ao público.. Já haviam jogado outros objetos no palco e o Renato já havia pedido cuidado. O ginásio da Escola de Edução Física estava lotado e estava uma cagada de confusão. No meio de uma das música, que não foi Índios, um imbecil jogou uma chinela, que acertou o Renato. Ele parou o show e saiu do palco e não voltou mais", relatou ele em uma publicação no Facebook..
Na mesma publicação, outra testemunha, que diz ter feito parte da produção do show, afirmou que haviam "gangues sem controle e arruaceiros" no local, e que teriam sido os responsáveis pela chinelada no líder da Legião. Ele relata, ainda, que o dia foi marcado por diversas ocorrências.
"E não foi nada disso que a galera se revoltou por Renato Russo cantar um de seus maiores sucessos, Índios e ter dedicado a musica aos paraenses. Ele nem cantou a musica, que talvez até rolasse no bis mas ele, Renato, dizia que não gostava de cantar Índios ao vivo", disse.
Após o ocorrido, a rádio responsável por promover o concerto chegou a processar a banda pelo abandono do palco e quebra de contrato, além de criticar o artista e a banda publicamente pela "descortesia", em nota oficial emitida na época.
Só quem viveu sabe?!
Assista o vídeo de uma testemunha falando sobre o dia:
Versão de Renato
Em uma entrevista de Renato Russo para a Rádio Transamérica, ele conta a versão dele sobre o fato. Em certo momento, Renato classifica Belém como uma das cidades mais perigosas para se tocar no Brasil.
Ouça a partir dos 37 minutos:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar