A cada final de participação em Copas do Mundo é normal que em um selecionado de futebol um ciclo seja encerrado para um novo possa acontecer. A Seleção Brasileira deu adeus a Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira (9), após derrota nos pênaltis para a Croácia por 4 a 2, depois de um empate de 1 a 1 no tempo normal.
Leia também:
Chora Neymar, chora Brasil: seleçao é eliminada da Copa
É difícil encontrar palavras, diz Casemiro após eliminação
Neymar chora após desclassificação do Brasil na Copa
E com o resultado também chega ao fim a trajetória de Adenor Bachi, o Tite, no comando técnico do Canarinho Nacional. A informação foi confirmada pelo próprio treinador em sua entrevista coletiva logo após o término da participação do Brasil. Independente do resultado, a decisão já havia sido tomada ainda antes do início do mundial.
"Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe. O ciclo (terminou), como eu tinha colocado anteriormente, já coloquei há mais de um ano e meio. Foi um processo", destacou o treinador.
"Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo"
— Fuleragem FC (@fuleragemfc) December 9, 2022
Tite confirma despedida da Seleção pic.twitter.com/iQ2tJHny7i
Contratado em 2016 para comandar a Seleção Brasileira, Tite substituiu Dunga. E desde então, ele conquistou praticamente tudo, exceto a Copa do Mundo. Em mundiais, o treinador esteve à frente da equipe nas edições de 2018 e 2022, mas acabou sendo desclassificado para as européias Bélgica e Croácia, ambas em fase de quartas de final, respectivamente.
"A Copa anterior (2018) foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação", definiu.
Na entrevista coletiva, Tite explicou porque Neymar não foi o primeiro a cobrar o pênalti contra a Croácia!
— Esporte Na Band (@esportenaband) December 9, 2022
📸Hannah Mckay/Reuters#EsporteNaBand #FIFAWorldCup #Qatar2022 pic.twitter.com/6ExiwVoD2c
Tite encerra sua trajetória no comando técnico da Seleção Brasileira, deixando os seguintes números: 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas, 174 gols marcados e 30 gols sofridos. Além do mais, com ele, o Brasil conquistou o título da Copa América em 2019. Diante da certeza de que o Brasil terá um novo técnico a partir de 2023, diversos nomes já foram citados como Mano Menezes, Abel Ferreira e Dorival Júnior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar