A presença do VAR (árbitro de vídeo) tem sido de suma importância em partidas de futebol pelo mundo. No Brasil, atualmente, somente a Série A do Campeonato Brasileiro utiliza do recurso. As demais, padecem em meio a polêmicas de lances de gol anulados ou marcados irregularmente, como tem acontecido na Série B, por exemplo.
Remo é garfado em Recife e empata com o Náutico
A cada rodada, uma nova reclamação. Na última (7ª rodada), o Clube do Remo enfrentou o líder da competição, Náutico, no estádio dos Aflitos em Pernambuco. Os azulinos ganhavam a partida, quando o time da casa teve um gol irregular marcado pela arbitragem, aos 43 minutos do segundo tempo. O fato fez ao time paraense marcar apenas 1 ponto, cair e ocupar a primeira colocação na zona do rebaixamento.
Relembre:
Um outro exemplo de que o árbitro de vídeo faz falta em uma competição foi durante a partida entre Sampaio Corrêa e Botafogo, também pela 7ª rodada. O árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves invalidou um gol legítimo do Botafogo, marcado por Ronald, aos 9 minutos. A equipe da Bolívia Querida saiu vitoriosa pelo placar de 2 a 0.
Veja o lance:
Em meio a tanta insatisfação, durante a reunião dos clubes das Séries A e B do Brasileiro para a criação da Liga de futebol, na última segunda-feira (28), em São Paulo, representando o Clube do Remo, o presidente Fábio Bentes sinalizou o interesse em ter a presença do VAR na competição. Representantes de Botafogo, Cruzeiro, Vasco e Coritiba também compactuaram do mesmo pensamento.
Vale lembrar que não há a utilização do VAR na Série B. Aos clubes foi oferecido o recurso de árbitro de vídeo, durante a reunião do Conselho Técnico no mês de março deste ano, mas a proposta foi rejeitada, pelo alto custo, R$ 30 mil.
Segundo informou ao Dol, o presidente Fábio Bentes, disse que o valor "pode baratear. Estamos brigando pra ter. Clubes da B mandaram documento e vão reunir com CBF, pois só neste fim de semana teve erro capital em 5 jogos", afirmou Bentes, acrescentando ainda que é possível que ainda nesta edição seja possível a presença do VAR.
Na Série A do Brasileiro, por exemplo, a cada partida, o custo é de aproximadamente R$ 50 mil, pagos pela própria Federação, o que não ocorre nas demais séries.
LIGA DOS CLUBES
A criação da liga tem como objetivo o fortalecimento do futebol brasileiro, uniformizando em negociações privadas e públicas, mirando eficiência, transparência e igualdade de tratamento. Além de proporcionar melhores condições para todos os participantes.
A próxima reunião entre os clubes está marcada para o dia 22 de julho já para a apresentação de uma minuta do Estatuto.
Com joia do Barça, Espanha anuncia convocação para Tóquio 2020
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar