A quarta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tokyo 2020 chegou. Após surfe, ginástica artística e vela, o país que tem um dos maiores volumes de água potável do planeta matou a sede de vitória. E que vitória! Ana Marcela Jesus Soares da Cunha, de 29 anos conquistou a medalha de ouro nos 10km da maratona aquática feminina.

Depois de quatro ciclos olímpicos, ela conseguiu a conquista do ouro no maior evento esportivo do mundo. Ela fechou a prova no Odaiba Marine Park com 1h59m30s. Sharon van Rouwendaal da Holanda (1h59m31s7) e Kareena Lee da Austrália (1h59m32s5) completam o pódio.

"Finalmente. Acho que, por mais nova que fui em 2008, foi minha primeira Olimpíada. Querendo ou não, um quarto ciclo olímpico, vindo de uma não classificação, uma frustação no Rio e amadurecimento muito grande para chegar até aqui. O que posso dizer é acredite nos seus sonhos, dê tudo de si. Eu acredito e acreditei nisso. Sonhava muito com uma medalha olímpica e teria gostinho especial ser campeã olímpica", disse a nadadora para a emissora detentora dos direitos de transmissão.

Ana marcela participou de duas Olimpíadas na vida. Em 2008, em Pequim, quando com apenas 16 anos ficou em quinto e no Rio 2016, quando após um erro na estratégia terminou a prova de décimo. Em 2012, onde considera a grande frustação da carreira, não se classificou para as Olimpíadas de Londres. Hoje, ela liderou a prova quase que do início ao fim. Permaneceu no pelotão da frente, usou uma bela estratégia nos momentos de hidratação, e partiu para abrir um corpo de vantagem sobre as adversárias. 

"Falei para o Fernando, 'depois do que fiz tanto em Serra Nevada quanto na reta final da preparação, para ganhar de mim vai ter que nadar muito'. Eu sabia o quanto estava preparada, o quanto estava melhor do que em Kazan. Hoje foi isso. Fiz a minha prova. Uma coisa que aprendi é ser feliz. Eu estava muito feliz", completou.

Agora, a baiana soma 11 medalhas em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, onde cinco são de ouro. Por seis temporadas Ana Marcela foi eleita a melhor maratonista aquática do mundo. Essa foi o primeiro ouro em provas de maratonas aquáticas nas Olimpíadas desde que surgiu em Pequim 2008. Antes, Poliana Okimoto havia levado bronze no Rio 2016.

Brasileira arrancou na última etapa Foto: (Foto: COB)

MAIS ACESSADAS