plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TROCA

Paraense Coronel Nunes é retirado da presidência da CBF

Saída de Nunes do comando é indicativo de enfraquecimento do grupo do presidente Rogério Caboclo, que foi afastado por 15 meses pela Comissão de Ética do Futebol Brasileiro. Assume como presidente da CBF o baiano Ednaldo Rodrigues.

Imagem ilustrativa da notícia Paraense Coronel Nunes é retirado da presidência da CBF camera Coronel Nunes não ocupa mais o cargo máximo da CBF | Reprodução

Após inúmeros escândalos envolvendo a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, uma nova decisão foi tomada pela vice-presidência da entidade.

  • Gafes e polêmica: o que Coronel Nunes fez no comando da CBF?
  • Liminar judicial mantém Coronel Nunes no comando da CBF
  • Os vices-presidentes da entidade decidiram hoje (25) pela saída do paraense Coronel Nunes e escolheram o baiano Ednaldo Rodrigues para ocupar o cargo. A ideia é que Ednaldo se sente na cadeira até uma resolução do caso Rogério Caboclo, dirigente afastado e punido com 15 meses de suspensão pela Comissão de Ética do Futebol Brasileiro por "conduta inapropriada" com uma funcionária da entidade.
  • A escolha de Ednaldo, ex-presidente da Federação Bahiana, e a saída do Coronel Nunes compõem uma estratégia para garantir os votos contra Caboclo na assembleia das federações estaduais que irá deliberar sobre a aceitação ou não da pena imposta pela Comissão de Ética. Houve uma reunião com as federações após a nomeação de Ednaldo.

A figura do Coronel Nunes sempre foi muito atrelada a Marco Polo Del Nero. Nunes, inclusive, foi eleito inicialmente em 2015 para ser o vice-presidente mais velho e garantir que o poder ficasse com o grupo de Del Nero durante o afastamento decretado pela Fifa em decorrência do Fifagate. Com Nunes, a CBF não trocou de grupo político, tanto que Rogério Caboclo foi eleito com a bênção de Del Nero, mas hoje ambos são inimigos declarados.

Ednaldo, por mais que tenha composto a chapa de Caboclo, agora também é seu opositor. Mas tenta se descolar da influência de Del Nero nos bastidores. O dirigente baiano, inclusive, chegou a fazer parte de um bloco classificado como "rebelde" em 2012, quando José Maria Marin, que tinha Del Nero a seu lado, herdou o comando da CBF de Ricardo Teixeira. Ednaldo era um dos contrários à passagem do poder a Marin.

A escolha dos vices por Ednaldo vem no dia seguinte à sanção da Comissão de Ética a Caboclo, mas a pena de 15 meses, que dá ao dirigente uma perspectiva de retorno ao poder para completar seis meses finais do mandato, deixou algumas federações temerosas. Houve quem chegasse a cogitar votar para o retorno imediato de Caboclo, temendo retaliações futuras.

A gestão atual da CBF tenta acalmar os ânimos desde a noite de ontem (24). A mudança de presidente em exercício é um recado claro. Opositores de Caboclo têm lembrado nos bastidores que ele ainda pode ser punido por conta de outras duas denúncias — uma de assédio moral e outra sexual — que estão em tramitação na mesma Comissão de Ética.

A CBF agora precisa marcar nova data para a assembleia das federações. A reunião aconteceria hoje (25), mas o edital foi cancelado por uma decisão da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem, a pedido de Caboclo. O argumento é que o encontro foi marcado com a justificativa de deliberar sobre a eventual punição de Caboclo, mas antes mesmo de a Comissão de Ética ter se pronunciado. Para marcar a assembleia, a CBF precisa receber oficialmente a decisão do órgão, que comunicou a pena de 15 meses em uma sessão de julgamento virtual, ontem (24).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias