O Brasil tem uma grande tradição na Fórmula 1 e as novas gerações terão de conviver com um peso extra nas costas: o jejum de títulos do País na mais famosa categoria do automobilismo mundial.

Isso porque nesta quarta-feira (20), completa 30 anos do último título brasileiro na categoria: o tricampeonato de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão, disputado em Suzuka.

Naquela temporada, Senna não tinha Prost como principal rival e sim Nigel Mansell, o Leão, que tinha chances de impedir o tri naquela corrida, mas na décima volta, o piloto inglês que era conhecido por ser rápido e afoito se afobou e passou do curvão e saiu da pista, o que deu ao brasileiro o tricampeonato.

 

Desde então, o máximo que o Brasil conseguiu foi ser vice-campeão com o próprio Senna (93), Rubens Barrichello (2002,2003 e 2004) e Felipe Massa (2008), este último talvez, o mais próximo, pois perdeu o título por um ponto para o inglês Lewis Hamilton.

O talento de Senna ainda é muito lembrado pelos pilotos da F1, mas o Brasil ainda não teve a chance de reconquistar o título da Fórmula 1, enquanto que países como Alemanha e Grã-Bretanha tornaram-se líderes em títulos na categoria.

Naquela temporada, Ayrton Senna com sua Mclaren venceu sete corridas contra cinco de Mansell, duas de Ricardo Patrese e uma de Berger.

Neste fim de semana, a F1 terá o Grande Prêmio de EUA, em Austin.

MAIS ACESSADAS