Desde quando aconteceu a primeira copa do mundo no Brasil em 1950, narrada pelo mineiro Maurício de Campos Bastos, considerado na época o mais jovem narrador do torneio com apenas 20 anos de idade, a competição futebolística sempre teve sua narrativa sob o comando masculino.
Leia também
FIFA remarca Brasil x Argentina para o dia 22 de setembro
Seel publica edital do Bolsa Talento; veja como participar!
A copa deste do Qatar 2022 terá pela primeira vez, uma voz feminina narrando o evento esportivo mais popular do mundo na Globo, a jornalista Renata Silveira que começou a carreira em 2014, ao vencer o concurso "Garota da voz" da Rádio Globo, foi anunciada por Renato Ribeiro, diretor de conteúdo do esporte da Emissora durante a conferência do Rio2C realizada nesta sexta-feira (29) na capital carioca.
A locutora esportiva, teve sua estreia na Globo em março de 2021, na partida entre Botafogo e moto Clube, pela copa do Brasil, exibido no SportTV. E não parou por ai, no mesmo ano, Silveira integrou a equipe que cobriu os jogos Olímpios de Tóquio. E assim se tornou a primeira mulher a narrar uma partida da seleção brasileira masculina no SporTV.
“Acompanho o futebol desde pequena, meu pai que me levava ao estádios. Só que não imaginava narrar. Em 2014, eu estava cursando pós de jornalismo esportivo, e a Rádio Globo lançou um desafio para buscar narradoras. Eu ganhei e tive oportunidade de narrar. Nunca imaginei me tornar uma narradora muito pelo fato de nunca ter visto mulher narrando. Agora as meninas podem ligar a televisão e até o rádio, porque tem mulher narrando. É o que dá força e motiva”, comemorou Renata.
Na semana passada, a narradora ainda se tornou a primeira a comandar a transmissão de um jogo masculino na Globo: Ceilândia x Botafogo, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar