plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 35°
cotação atual R$


home
ARBITRAGEM DEPRIMENTE

COR x FLA: VAR vê desvio na barriga antes de toque no braço

Bola resvalou no braço do zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, para indignação dos corinthianos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia COR x FLA: VAR vê desvio na barriga antes de toque no braço camera Árbitro faz o gesto indicando a barriga após análise | Reprodução/Globo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira (13) o áudio da análise do VAR no lance mais polêmico na final da Copa do Brasil desta quarta-feira (12), entre Corinthians e Flamengo. Os corintianos pediram pênalti de Léo Pereira por toque de mão na bola, mas a arbitragem concluiu que não houve infração. O jogo terminou em empate sem gols.

O lance aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Mateus Vital da esquerda, Yuri Alberto deixa a bola passar e ela bate no braço do defensor adversário.

Na análise feita na cabine do VAR, que era comandado por Rodrigo D' Alonso Ferreira, há a indicação de que a bola pega na barriga do defensor rubro-negro antes do toque no braço. Ele então recomenda ao árbitro Braulio da Silva Machado que seguisse com o jogo.

"Pega na barriga dele e vai para o braço, tá? Joga para mim, em velocidade normal, nessa [câmera] mesmo. [...] Parece que pega na barriga dele. Quero ver outra [câmera], essa está chicoetando, Miza", pede um dos integrantes da cabine.

"Não consigo ver se está direto no braço. Ele está disputando a bola... E tem o desvio na barriga dele. Pega. Pega desvio...", afirma, antes de comunicar a decisão ao árbitro.

"Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço. Está em ação de disputa, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço. Pode seguir", diz o árbitro de vídeo.

CBF DÁ RAZÃO AO ÁRBITRO

No vídeo em que divulga o áudio das conversas, a CBF incluiu uma explicação que dá razão aos árbitros da final. "Quando recebe em seu braço este impacto da bola que resvala em momento anterior em seu corpo, o jogador defensor [Léo Pereira] está com os braços em movimento natural da ação de disputa que está realizando", entende a CBF.

"Portanto, de acordo com o texto das regras do jogo, este impacto no braço, que surpreendeu o jogador defensor, e o seu braço em posição natural, é uma ação normal de jogo, não devendo ser penalizada pelo árbitro", conclui a entidade.

CORINTHIANS SE REVOLTOU COM O LANCE

Pouco antes da divulgação do áudio, o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, voltou a classificar a atuação do VAR na final como "um absurdo". Ele admite que a marcação do pênalti de bola na mão é interpretativa, mas critica a decisão do árbitro de vídeo de que a bola teria desviado na barriga de Léo Pereira.

"Se o VAR diz ao [árbitro de] campo que a bola bate na barriga e não na mão, isso é um absurdo. Não tem como não se ver que a bola bate só na mão do atleta do Flamengo", argumentou na ocasião, minutos antes de a CBF publicar o áudio em seu site. Na conversa, o VAR opina que a bola bate sim na mão do zagueiro, mas só depois de desviar na barriga.

Ontem o Corinthians saiu da Neo Química Arena revoltado com a não marcação de pênalti neste lance. Róger Guedes afirmou que o próprio Léo Pereira admitiu que a bola bateu em seu braço, mas depois o flamenguista deu outra versão. O técnico Vítor Pereira apontou "dois erros claros" e se disse "intrigado" pela atuação da arbitragem; e o próprio presidente Duílio questionou a eficácia do VAR. "Para que serve?", questionou na ocasião.

TORCEDORES IRONIZARAM A SITUAÇÃO

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias