plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OUTRA VEZ!

Torcedor do Colo-Colo faz gesto racista para torcida do Flu

Episódio de racismo mancha jogo da Libertadores e eleva estatísticas de denúncias feitas por clubes brasileiros à Conmebol

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Torcedor do Colo-Colo faz gesto racista para torcida do Flu camera Torcedor do Colo-Colo imitando um macaco na direção da torcida do Fluminense durante partida pela Libertadores, na última quinta (9). | Reprodução/X (antigo Twitter) @brunobdestrela

Apesar de serem eventos esportivos que deveriam celebrar a diversidade e a paixão pelo futebol, as competições sul-americanas frequentemente se veem manchadas por episódios de racismo direcionados a clubes e torcedores brasileiros. Tais incidentes têm se tornado recorrentes, evidenciando uma triste realidade dentro dos estádios. Ainda mais preocupante é a inércia da Conmebol diante desse problema persistente, que não apenas afeta a integridade do esporte, mas também a dignidade dos indivíduos.

O último episódio desse tipo foi registrado durante o jogo da última quinta-feira (9) entre Colo-Colo e Fluminense, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. Um torcedor do time chileno foi flagrado fazendo gestos racistas na direção da torcida do Fluminense, imitando um macaco enquanto estava pendurado em uma grade na arquibancada.

CONTEÚDO RELACIONADO

O momento foi capturado em vídeo, onde é possível ver o homem fazendo os gestos ofensivos enquanto ria virado para os torcedores tricolores. Diante da ofensa, uma brasileira presente no estádio rebateu de forma irônica, apontando que o agressor era "bem branquinho, né?". No entanto, a atitude racista continuou sem repreensão.

Quer saber mais notícias da Libertadores? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Este não é um incidente isolado. Nos últimos anos, tem sido observado um aumento preocupante de casos de racismo contra brasileiros em competições da Conmebol, como a Libertadores.

De acordo com um levantamento realizado pelo Observatório do Racismo, o número de denúncias relacionadas a esses eventos cresceu 50% em 2023. Portanto, este episódio serve como um alerta para a necessidade de medidas mais rigorosas por parte da Conmebol e dos clubes para combater o racismo no futebol.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias