plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
"ALTO RISCO"

Uruguai veta torcida do Botafogo no confronto com Peñarol

Ministério do Interior do Uruguai proíbe entrada de torcedores alvinegros no Campeón del Siglo, e Botafogo reage com críticas à decisão unilateral de segurança.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Uruguai veta torcida do Botafogo no confronto com Peñarol camera Torcedores do Penãrol detidos por envolvimento em tumultos, na semana passada, no Rio de Janeiro. | Reprodução X (antigo Twitter)

Em uma decisão que gerou grande repercussão entre os torcedores e intensificou o clima tenso antes do jogo, o Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, anunciou a proibição de acesso da torcida do Botafogo ao Estádio Campeón del Siglo, onde a equipe enfrentará o Peñarol nesta quarta-feira (30) pelas semifinais da CONMEBOL Libertadores. A justificativa para a medida é evitar conflitos, após confrontos entre as torcidas nos episódios do jogo de ida no Brasil.

O comunicado oficial foi endereçado à Associação Uruguaia de Futebol (AUF), presidida por Ignacio Alonso, destacando a determinação da Polícia Nacional em priorizar a segurança dos visitantes botafoguenses que estão em Montevidéu, classificando o jogo como "alto risco." No entanto, apesar da decisão das autoridades, o Botafogo já havia vendido cerca de 4 mil ingressos para seus torcedores, e a Conmebol ainda não se pronunciou.

CONTEÚDO RELACIONADO

"Em virtude dos violentos incidentes que aconteceram no Rio de Janeiro durante o jogo de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir o acesso dos torcedores do Botafogo ao Campeón del Siglo para a partida de volta em Montevidéu. Essa medida responde a razões de segurança e busca evitar possíveis represálias que poderiam desencadear novos distúrbios entre as torcidas de ambas as equipes", afirmou Martinelli em uma publicação no X (antigo Twitter). Ele acrescentou ainda que o ministério "reafirma seu compromisso com a segurança dos espetáculos públicos e assegura que tomará todas as medidas necessárias para que o evento transcorra sem incidentes."

Quer saber mais notícias da Libertadores? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Com a vantagem de 5 a 0 conquistada no jogo de ida, o Botafogo pode perder por até quatro gols e ainda garantir sua classificação para a final do torneio continental, o que eleva ainda mais a expectativa dos alvinegros pela presença em Montevidéu.

REAÇÃO DO BOTAFOGO

A decisão do ministro uruguaio gerou uma resposta contundente do Botafogo, que divulgou uma nota oficial questionando a medida e defendendo o direito de sua torcida estar presente. "O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo", afirmou o clube.

O Botafogo também mencionou que a segurança dos torcedores visitantes é uma responsabilidade do clube anfitrião ou da federação nacional. "Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL", destacou o comunicado.

"PRECEDENTE MUITO PERIGOSO"

O clube carioca ainda expressou preocupação com o impacto dessa medida na competição. "Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição, pois o critério de 'falta de segurança' poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos da CONMEBOL", acrescentou o Botafogo.

Além de reiterar a importância da diplomacia para resolver tensões, o clube também enfatizou que os torcedores alvinegros mostraram comportamento exemplar no jogo de ida e criticou o que chamou de "discursos inflamados" por parte da direção do Peñarol. "Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?", questionou o clube.

PREPARATIVOS NO ESTÁDIO

Enquanto o impasse segue, a administração do Campeón del Siglo já se prepara para o confronto. De acordo com a ESPN, foram observados funcionários reforçando o gradeado de metal e instalando arame farpado para separar as torcidas nos setores do estádio, medidas que visam aumentar a segurança.

A decisão final sobre a presença dos torcedores brasileiros no estádio ainda está em aberto, mas o Botafogo, apoiado por seus torcedores, continua reivindicando seu espaço para assistir ao jogo histórico na capital uruguaia.

LEIA A NOTA OFICIAL DO BOTAFOGO NA ÍNTEGRA:

O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O Clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.

- O Regulamento é claro no sentido de que a obrigação da manutenção da segurança é de responsabilidade do Clube Local ou da Federação/Confederação Nacional. Em face do que foi apresentado, está evidente que o Peñarol e a Polícia de Montevidéu (Policia Nacional do Estado Maior - Ministério do Interior) assumiram a incapacidade em garantir a segurança de torcedores e delegações de ambas as equipes. O Botafogo acredita que essa infração do regulamento não deve passar impune pela CONMEBOL. Por este motivo, estamos acompanhando junto à entidade os desdobramentos para assegurar o estrito cumprimento do Regulamento da Competição.

- Uma decisão unilateral como esta abre um precedente muito perigoso para a competição pois o critério de "falta de segurança" poderá ser usado por qualquer outra agremiação para impedir a entrada da torcida visitante nos jogos CONMEBOL. O Botafogo crê que o clube que não garantir segurança da torcida visitante não pode ser beneficiado por suas próprias falhas.

- As tensões existentes devem ser resolvidas de forma diplomática pelos clubes. Nesse sentido, o Botafogo tomou todas as providências possíveis -- incluindo uma comunicação oficial antes do duelo de ida -- onde reforçou a importância de que seus torcedores prezassem pela paz e respeito ao adversário, fato que culminou em um comportamento exemplar dos alvinegros. Porém, o que foi visto desde então, por parte da direção do Peñarol, são discursos inflamados e uma posição contrária à boa prática institucional. Em meio a isso, fica o questionamento: "Ora, se a direção do Peñarol mostrasse uma postura mais construtiva e pacificadora, estaríamos discutindo este tema de segurança no dia de hoje?"

- O Botafogo confia na CONMEBOL para tomar as medidas cabíveis visando a segurança de todos os envolvidos e a manutenção do equilíbrio esportivo.

- Por fim, o Botafogo acionou o Itamaraty, o Ministério dos Esportes e a Policia Federal/Interpol com o intuito de preservar a segurança dos torcedores que estão em Montevidéu.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias