plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RACISMO NO FUTEBOL

Técnico do Flamengo considera "caso isolado" ataque racista contra Vini Jr.

Treinador do Flamengo defende Argentina, mas ressalta que acusação de Vinicius Junior contra Prestianni será investigada pela Uefa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Técnico do Flamengo considera "caso isolado" ataque racista contra Vini Jr. camera Afirmação de Felipe Luís foi feita nesta quinta-feira (19), após derrota do Flamengo. | ( Reprodução/redes sociais )

O episódio envolvendo Vinicius Junior e Gianluca Prestianni, no duelo entre Real Madrid e Benfica pela Champions League, voltou a colocar o racismo no futebol europeu em evidência. Na terça-feira (17), o atacante brasileiro acusou o argentino de chamá-lo de "macaco" durante o jogo no Estádio da Luz, em Lisboa. Já nesta quinta-feira (19), Filipe Luís, técnico do Flamengo, classificou o ocorrido como um "caso isolado".

"Sobre o Vinicius, o que posso dizer é que sempre fui muito bem tratado, eu adoro a Argentina, sempre fui muito feliz aqui, muito bem recebido, sempre como visitante. Mas só tenho boas palavras para a Argentina e um caso isolado desses não influencia em nada do que penso deste país que é tão lindo", afirmou o treinador após a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Lanús, em Buenos Aires, pelo jogo de ida da Recopa.

Conteúdos relacionados:

O argentino negou a acusação, recebendo apoio do clube e de José Mourinho, treinador dele, enquanto a Uefa abriu investigação. Kylian Mbappé confirmou que ouviu as ofensas, relatando que Prestianni cobriu a boca ao falar com Vinicius. Especialistas apontam que o jogador do Benfica pode ser punido mesmo sem gravações, com base em testemunhos de outros atletas.

Filipe Luís comentou ainda sobre a atitude de Prestianni. "É um tema muito mais delicado do que pensamos, um tema que envolve muitas coisas. Para mim é simples, ele [Prestianni] tapou a boca e não deveria ter tapado a boca para dizer o que queria dizer. E isso gera todo este alvoroço e agora é a palavra de um contra o outro. A verdade é que, se ele disse, tem de pagar. Mas repito: é a palavra de um contra o outro e não sou eu quem pode julgar", disse.

Vincent Kompany, ex-zagueiro da seleção belga e do Manchester City, defendeu Vinicius Junior e criticou José Mourinho. "Dá para perceber que foi uma reação emocional. Não vejo nenhum benefício para ele em ir até o árbitro e carregar todo aquele sofrimento nas costas. Naquele momento, ele achou que era a coisa certa a fazer", disse Kompany, acrescentando que Mourinho errou ao questionar a comemoração de Vinicius próximo à torcida do Benfica.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O caso dessa semana se soma a outros episódios de racismo que Vinicius enfrentou na Europa, incluindo um incidente no Mestalla, contra o Valencia, em 2023, que gerou punições a torcedores e acendeu o debate internacional.

Diante da situação, a CBF manifestou apoio ao jogador. "Vini, você não está sozinho. Sua atitude ao acionar o protocolo é exemplo de coragem e dignidade. Temos orgulho de você. Seguiremos firmes na luta contra toda forma de discriminação. Estamos ao seu lado. Sempre", afirmou.

Após o primeiro confronto, Real Madrid e Benfica se reencontram no próximo dia 25, na Espanha, com o Real jogando por um empate para avançar às oitavas de final da Champions.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias